UFSC Joinville terá projeto apoiado pelo Fundo Newton e pela FAPESC

Um projeto no setor ferroviário submetido por pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), campus Joinville, em parceria com a Universidade de Newcastle. Este e outros cinco projetos de Santa Catarina foram selecionados por meio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) em edital internacional no âmbito do Fundo Newton. A chamada Fellowships, Research Mobility and Young Investigator foi lançada em 2015 pelo Research Council do Reino Unido, em parceria com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa).
Intitulado “Um método sistemático para a concepção de serviços ferroviários para ferrovias regionais, incorporando transferência e aplicação de novas tecnologias para o transporte de passageiros e carga”, o estudo tem o objetivo de iniciar e estabelecer uma parceria de longa duração em pesquisa ferroviária entre a Universidade de Newcastle e a UFSC Joinville.

ufsc joinville
Campus da UFSC em Joinville (foto: divulgação/UFSC)

Além da criação da rede acadêmica-científica, os pesquisadores pretendem analisar a importância da inovação e o desenvolvimento tecnológico do transporte ferroviário e metroviário, como trens de alta velocidade, sistemas de transporte multimodais, TruckTrains (trem com características de caminhão), TopHat (carga e descarga de containeres) e sistemas de transporte de passageiros VLT (veículo leve sobre trilhos). “O intuito é construir propostas para transferir e/ou implementar estes conhecimentos em soluções metroferroviárias a nível regional (Nordeste da Inglaterra e o estado de Santa Catarina no Brasil)”, explica o professor Yesid Asaff, coordenador do Curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária da UFSC e parceiro brasileiro na pesquisa. O coordenador da pesquisa no Reino Unido é o prof. Marin Varbanov Marinov.
Os professores Yesid e Marin
Os professores Yesid e Marin (foto: arquivo pessoal prof. Yesid)

A nova proposta incorpora estratégias para melhorar a mobilidade e o transporte em áreas urbanas e suburbanas, além de metodologias de simulação e modelagem de análise dos impactos sócio-econômicos e ambientais das novas tecnologias ferroviárias e metroviárias no desenvolvimento regional, tendo como suporte os princípios do desenvolvimento sustentável.
“Nos últimos anos, principalmente a partir dos anos 2000, o setor ferroviário se revigorou, dando passo a grandes investimentos em ferrovias e projetos metroviários impactando e criando novos espaços de desenvolvimento no Brasil. Isto e a compreensão de que o ensino e a pesquisa acadêmica possibilitarão a atualização constante das tecnologias existentes, e as em desenvolvimento para o setor metro-ferroviário no país, foram os aspectos motivadores para o desenvolvimento do projeto” diz o professor Yesid Asaff.
Ao todo, foram submetidas 96 propostas de todo Brasil à chamada do Fundo Newton, das quais 56 serão financiadas. Ao todo, 17 FAPs estiveram envolvidas na chamada, e 11 delas tiveram projetos selecionados em seus estados e vão dar contrapartida aos valores investidos pelo Fundo Newton.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações do prof. Yesid