Diretoria e Gerências

Fábio Wagner Pinto é graduado e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez o Doutorado no Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.

Com vasta experiência no setor privado, com passagens pela Whirlpool, de Joinville, fundou em 2011 a Eins Soluções em Engenharia Ltda, atuando no ramo de consultoria em engenharia e representação comercial.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Administração pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), com especialização em Administração Pública Financeira.

Atuou, entre os anos de 2014 e 2021, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), na área administrativa, financeira e contábil, exercendo a função de Gerente de Administração, Finanças e Contabilidade de 2019 a 2021.

Trabalhou na Gerência de Contratos da Secretaria de Estado da Administração de 2021 a 2022.

Com ampla experiência na área financeira e tributária pública, assumiu, em 2023, como Diretor de Administração e Finanças na Fapesc.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e Especialização em Poder Legislativo e Cidadania, com ênfase em Políticas Públicas, Processos e Procedimentos Executivo e Legislativo, Estrutura de Gestão do Executivo e Legislativo, Orçamento Público Executivo e Legislativo.

Atuou, entre os anos de 2010 e 2013, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Anteriormente, atuou na iniciativa privada.

Há 10 anos faz parte do quadro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) como coordenadora de projetos. Tem experiência na área de Gestão de Projetos,nos programas Tecnova e Valorização do Carvão Mineral. Foi supervisora do Programa de Bolsas (Programa de Bolsas (Fapesc/CNPq/Capes). Assumiu, em 2023, como diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Graduada em Ciências Biológicas pela PUC/RS; Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Gestão de Resíduos Sólidos; Programas de sustentabilidade ambiental corporativa e Gestão de Projetos de ciência, tecnologia e inovação, CTI. 

Com experiência no setor privado sendo responsável técnica e administrativa pela Ecosane Projetos Ambientais, empresa especializada em Recuperação de Áreas Degradadas, Gestão de Resíduos Sólidos, Consultoria para Certificação Lixo Zero; Programas para Sustentabilidade Ambiental Corporativa; Programas de Educação Ambiental associadas a gestão de resíduos e a sustentabilidade ambiental. 

 Esteve presente na Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), como coordenadora de projetos de 2005 a 2019, atuando em diversos editais de chamadas públicas e como Gerente de Eventos em CTI, de 2019 a 2020.

Graduada em Administração pela Escola Superior de Ciências Contábeis e Administrativas da Fucri/Unesc e Especialização em Gerenciamento de Projetos pelo Senac. 

Tem experiencia no setor privado, na área comercial e administrativa e no setor público, atuando como Gerente de Administração e Finanças na Fundação do Meio Ambiente (Fatma/IMA 1999 a 2002) e Fundação de Esportes de Santa Catarina (Fesporte 2006). 

Na Fapesc desde 2007, tendo exercido a função de assistente do presidente (2008 a 2010), diretora operacional (2014), gerente de Administração Financeira (2015 a 2016), coordenadora de projetos (2011a 2013 e 2016 a 2023). 

Graduada em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e com Especialização em Direito do Consumidor pelo Gran Centro Universitário. Exerceu a função de coordenadora de projetos no setor de Eventos em CTI da Fapesc, sendo responsável pelo acompanhamento dos programas de bolsas vinculados aos órgãos da Administração Pública Direta e Indireta do Estado de Santa Catarina.

Cursou Administração de Empresas na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Trabalhou na iniciativa privada na área comercial e administrativa. No serviço público exerceu, na Assembleia Legislativa, as funções de assessora parlamentar e diretora financeira. Na Junta Comercial do Estado, foi gerente de Administração e Finanças.

Servidor público efetivo desde 2010, com ampla experiência em Tecnologia da Informação (TI) aplicada ao serviço público de Santa Catarina. Gerente de TI na Fesporte entre 2019 e 2020. Em 2021 assumiu como gerente de TI da Fapesc. É técnico em Sistemas da Informação e graduando em Desenvolvimento de Sistemas Web.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Gestão de Marketing Digital pelo Centro Universitário Dom Bosco. Possui forte experiência em prestações de contas estaduais e federais, além da gestão de documentos. 

Com passagens na iniciativa privada, possui forte experiência no Setor Público, já atuou na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e desde 2008 compõe o quadro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) tendo atuado nos setores administrativos, integrando desde 2015 a equipe de analistas de prestação de contas da fundação. Em 2022, assumiu como gerente de Prestação de Contas. 

Mestre em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco e graduada em Ciências Contábeis pela UFSC. 

Servidora efetiva do Estado de Santa Catarina desde 2010. Atuou na Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade do Estado de Santa Catarina – PROPLAN/UDESC, nas áreas de Programação Orçamentária, Controladoria de Convênios de Recursos Externos, Sistemas e Normas e Planejamento Institucional. 

À disposição da Fapesc desde 2017, atuou no Setor de Prestação de Contas, Gestão de Pessoas e Tomada de Contas Especial. Assumiu a Gerência de Compras, Licitação e Contratos em agosto/2022.