Comissão de Fortalecimento da Incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Fapesc apresenta os selos recebidos (Fotos: Gabriela Garcia Cera)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) está empenhada em contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma coleção de 17 Objetivos e 169 metas globais elaboradas pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Por conta de sua atuação neste tema, a fundação recebeu dois selos do Movimento Nacional ODS SC.

O Selo Signatário 2023 foi recebido porque a Fapesc cumpriu compromissos com o movimento, como campanhas de divulgação para promover os ODS, tanto interna como  externamente, e participação em eventos. 

Além disso, todos os editais de chamadas públicas passaram a abordar o tema. “A principal forma de disseminar os ODS é através dos editais de chamadas públicas. Desde quando aderimos ao movimento, os documentos passaram a indicar os ODS aos quais atende. A Assessoria de Planejamento e Programas Estratégicos (APPEs) também solicita que os proponentes relacionem os ODS ao seu projeto”, explicou Vanessa Zanatta, coordenadora de projetos da APPEs. 

A fundação também recebeu o Selo de Adesão Juntos Pelos ODS, que mostra que a Fapesc aderiu ao movimento. Ele é permanente e pode ser utilizado em diversos materiais. 

Também foi criada a Comissão de Fortalecimento da Incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Fapesc. “O objetivo é intensificar ainda mais as ações internamente e externamente. A ideia é pensar, em conjunto com todos os setores da Fapesc, quais ações podem ser feitas para nos tornarmos um case de sucesso”, informou Vanessa, que coordena a comissão.  

Conheça os ODS

Selo de Adesão Juntos Pelos ODS

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.

1. Erradicação da pobreza

2. Fome zero e agricultura sustentável 

3. Saúde e Bem-estar

4. Educação de qualidade 

5. Igualdade de Gênero

6. Água potável e Saneamento

7. Energia Acessível e Limpa

8. Trabalho decente e crescimento econômico

9. Indústria, Inovação e Infraestrutura

10. Redução das desigualdades

11. Cidades e comunidades sustentáveis

12. Consumo e produção responsáveis

13. Ação contra a mudança global do clima

14. Vida na água 

15. Vida terrestre

16. Paz, justiça e instituições eficazes

17. Parcerias e meios de implementação


Mais informações para a imprensa:
Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: mauricio.frighetto@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br