Na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, teve início o Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa), em Campina Grande (PB). Estiveram na mesa de abertura o presidente do CONFAP, Sergio Gargioni, o presidente da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba), Claudio Benedito Silva Furtado, e o representante do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico), Paulo Sergio Lacerda Beirão, entre outras autoridades de órgãos estaduais e Instituições de Ensino Superior.
No evento foram comemorados os 20 anos da FAPESQ (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba), com a exibição de um vídeo com as principais ações da Fundação e homenagens a personalidades que fizeram parte de sua história. Lynaldo Cavalcanti, ícone da ciência, tecnologia e inovação na Paraíba e no país, foi homenageado com a comenda 20 anos de Incentivo à Pesquisa. Cavalcanti lutou pela educação, ciência e tecnologia como instrumentos de redução dos desequilíbrios regionais e sociais. Propôs o conceito de “transposição do conhecimento” e realizou ações de interiorização da educação superior. Ele foi presidente do CNPq e incentivou a criação da FAPESQ e dos Institutos de Pesquisa Tecnológica que influiriam na criação da ABIPTI (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica). Lynaldo Cavalcanti faleceu em janeiro de 2011, aos 78 anos. A comenda dedicada a ele foi recebida por sua neta, Ana Marly Araujo Maia.
Outros nomes prestigiados no evento foram José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, primeiro presidente da fundação, e os também ex-presidentes Eduardo Jorge Lira Bonates, Vicente De Paulo Albuquerque Araújo, Roberto Silva de Siqueira, Salomão Anselmo Silva (in memoriam), Hébert Rodrigues Pereira, João Marques de Carvalho, Telmo Silva de Araújo e Maria José Lima da Silva. Nesta tarde, Sebastião Helvecio Ramos de Castro, Presidente Instituto Rui Barbosa e Vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais fala sobre desburocratização da CTI no Brasil e o uso adequado da fiscalização nas FAPs, sob o olhar externo dos Tribunais de Contas. Também estão em pauta apresentações sobre o Programa Ciência Hoje e o PCTI Nordeste (Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação). O Fórum reúne os presidentes das FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) de todo o país para discutir ações de incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação nos estados. O encontro encerra amanhã, 1º de outubro, com palestras e debates sobre ações que impulsionam o desenvolvimento do país.
No Fórum estão sendo discutidos programas das FAPs e de seus parceiros bem como programas de colaboração internacional, que resultarão em novos incentivos à pesquisa para os estados.
Fonte: Assessoria do CONFAP