Termina neste dia 22 de agosto na Unisul Unidade Florianópolis – Dib Mussi – a Semana Catarinense de Inovação na Indústria do Carnaval.
No evento, profissionais, estudantes e professores vinculados à inovação, tecnologia social e economia criativa e outras áreas relacionadas à indústria do carnaval ou interessados pelo assunto, poderão debater sobre o desenvolvimento da inovação na indústria do carnaval, abrangendo temas os aspectos relacionados à tecnologia, empreendedorismo social, economia criativa, correlacionando academia e associações e ligas carnavalescas.
O evento é gratuito e tem como objetivo estimular a aproximação da universidade e seus pesquisadores com o Carnaval como indústria; mas, sobretudo, para reconhecer os conhecimentos sistematizados na cadeia produtiva e que envolve muita gente.
Organizado pela Escola de Humanidades e Artes da Unisul, Grêmio Recreativo, Escola de Samba Palhoça Terra Querida e Programa de Incubação Social da Unisul, o evento contará com a palestra do historiador da liga das escolas de Samba do Rio de Janeiro, Luiz Carlos Prestes Filho e também com Camila Soares, Workshops de concepção e produção de fantasias com Paulinho Trindade, do Atelier de modelagem do curso de Tecnologia em Design de Moda.
Para o professor e um dos organizadores do evento, Luciano Bitencourt, a Semana Catarinense de Inovação na Indústria do Carnaval, que conta com apoio da FAPESC, vai tratar da cadeia produtiva no setor, não especificamente do evento Carnaval, realizado uma vez por ano. “Vamos relacionar essa cadeia produtiva (características, setores envolvidos, pessoas vinculadas) na perspectiva da economia da cultura, da criação e da inovação”.