Fapesc lança edital suplementar para formação de recursos humanos em Taxonomia Biológica aprovados em chamada nacional

Edital reforça o apoio à pesquisa científica em Santa Catarina, destinando recursos para cofinanciamento de projetos voltados à formação de recursos humanos em Taxonomia Biológica.(Foto: Arquivo Secom FlorestaSC /Precisão)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) lançou nesta terça-feira (22) o edital suplementar nº 49/2025, que destina R$ 100 mil para o cofinanciamento de projetos catarinenses aprovados na chamada nacional CNPq/CONFAP-FAPs nº 24/2024, que tem como foco a formação de recursos humanos em Taxonomia Biológica (Protax). O aporte busca fortalecer a execução dessas propostas no estado, ampliando o apoio à pesquisa em biodiversidade.

Taxonomia Biológica é a área da biologia responsável por identificar, descrever, nomear e classificar os seres vivos, organizando-os em grupos conforme suas características e relações evolutivas. Essa ciência é fundamental para ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade e apoiar sua conservação.

A iniciativa visa ampliar o conhecimento científico sobre a biodiversidade brasileira e formar especialistas em grupos botânicos, zoológicos e microbiológicos, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação em Santa Catarina. Entre os objetivos específicos do edital, destacam-se:

  • Investir na formação e capacitação continuada de profissionais para atuarem em revisões taxonômicas, curadorias e gestão de coleções biológicas;
  • Fomentar pesquisas voltadas a áreas remotas, grupos negligenciados ou megadiversos;
  • Promover a digitalização e o acesso público a informações sobre a biodiversidade estadual;
  • Apoiar ações de educação e divulgação científica;
  • Incentivar soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Os recursos suplementares serão destinados exclusivamente a pesquisadores vinculados a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs), públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas em Santa Catarina, com projetos aprovados na chamada nacional CNPq/CONFAP-FAPs. Para concorrer, os proponentes devem possuir título de doutorado, vínculo empregatício com a ICT interveniente, currículo atualizado na Plataforma Lattes com registro ORCID vinculado e estar adimplentes com prestações de contas anteriores.

A submissão das propostas deverá ser feita pelo sistema SIGFAPESC, até às 18h do dia 22 de agosto de 2025. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 18 de setembro de 2025.

Acesse o edital completo

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (47) 99104-6738