Governo anuncia empréstimos subsidiados para empresas que investem em P&D

O presidente da Finep, Glauco Arbix, anunciou nesta semana a criação da Conta Especial Inova Brasil, linha de crédito que ofertará empréstimos subsidiados a empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento (P&D)

 

 

A previsão é lançar a modalidade já nos próximos dias, após decisão do Ministério da Fazenda e da Presidência da República.

De acordo com o Arbix, a proposta é oferecer financiamento durante cinco anos, elevando o aporte de recursos para as instituições que cumprirem as metas, que incluem, por exemplo, aumento do nível de qualificação de pessoal e contratação de pequenas empresas de base tecnológica como fornecedores. Na lista de exigências também está a contratação de institutos e universidades para o desenvolvimento de pesquisas e a internalização de processos de tecnologia que hoje são comprados no exterior.

Os empréstimos estão limitados a R$ 200 milhões por operação, a uma taxa de juros anual de 4% (abaixo do percentual do centro da meta de inflação para 2012, 4,5%), com carência de três anos e prazo de pagamento de dez anos. No total, o aporte de recursos pode chegar a 135% do crédito inicialmente contratado.

O dinheiro da Conta Inova Brasil, segundo Arbix, não será contingenciado pelo governo, pois é recurso de investimento, e não de custeio. “Quanto maior o risco tecnológico, melhores são as condições que as empresas vão encontrar na Finep”, antecipou em entrevista para Agência Brasil. Os recursos são oriundos do Tesouro Nacional e serão liberados por meio do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

 Para saber mais sobre a Finep acesse o site www.finep.gov.br.

Fonte: Gestão C&T (Com informações da Agência Brasil) 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support