Udesc, em parceria com a Fapesc, apresenta projeto de Fruticultura para Região do Planalto Sul

Foi apresentado nesta quinta-feira (21), na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages (SDR), o projeto Desenvolvimento da Fruticultura em Lages e Região. Com o objetivo de abranger os 12 municípios da SDR de Lages, no Planalto Sul catarinense, o projeto está sendo desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV).

O projeto coordenado pelo professor Leonardo Rufato, do CAV, tem como entidade co-executora a SDR Lages, através da Gerência de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e parceria com as prefeituras dos 12 municípios, com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri).

No encontro, estavam presentes representantes de todas as entidades e os das secretarias da Agricultura dos municípios envolvidos: Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Painel, Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Ponte Alta, Palmeira, Correia Pinto, São José do Cerrito e Lages.

Projeto prevê investimento de R$ 3,6 milhões
O projeto que deverá custar em torno de R$ 3,6 milhões, oferecerá subsídios aos produtores interessados em cultivar pera e uva, distribuindo as mudas, oferecendo suporte técnico e equipamentos necessários para o cultivo de ambas.

Serão escolhidos 10 produtores por município através de um questionário sócio-econômico, o qual avaliará a aptidão e o histórico do produtor com o cultivo de plantas frutíferas.  Esses produtores, de acordo com a aptidão, receberão 1 hectare (que corresponde a 10 mil m²) de uvas para suco (Niágara e Bordô) ou ½ hectare (5 mil m²) de pera (Rocha ou Santa Maria), em contrapartida  o produtor deverá  custear 20% das mudas e dar a mão-de-obra. Além disso, o projeto visa o auxílio de 80% das despesas com insumos nos três primeiros anos e a aquisição de um kit trator e pulverizador  para cada grupo de produtores, que permanecerá quatro anos, no mínimo, em cada grupo.

Participação efetiva da Udesc

Além de coordenar o projeto, a Udesc fará a análise das frutas cultivadas pelos agricultores contemplados, dará treinamento aos técnicos que atuarão nos municípios e também a capacitação dos produtores. O acompanhamento da instalação e condução do projeto será feito por técnicos da universidade em parceria com os técnicos extensionistas de cada município, durante três anos, tempo total do projeto.

De acordo com o coordenador, Leonardo Rufato, o projeto é executado pelo laboratório de Vitivinicultura e Fruticultura do CAV, envolvendo alunos de graduação e do programa de pós-graduação em Produção vegetal, da instituição. Segundo Rufato, ele vem ao encontro da Lei 11.947 e da resolução 38, que visa à aquisição da agricultura familiar com dispensa de licitação, de produtos da merenda escolar, refletindo a realidade local e regional da produção familiar.

“Lages e região tem grande potencial para o desenvolvimento das culturas de pêra e uva, e possui um clima favorável. Nós damos o suporte inicial e após ser implantado e bem supervisionado, os produtores seguem com o cultivo dessas frutas, que têm grande aceitação para a comercialização”, acrescenta o coordenador.

Fonte: www.udesc.br
Assessoria de Comunicação da Udesc