“Peabiru: um caminho, muitas trilhas” é o nome da coletânea de artigos assinados por historiadores argentinos e brasileiros e publicado pela Editora Letras Contemporâneas, com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Esta Fundação disponibilizará gratuitamente 10 exemplares da obra aos interessados, bastando entrar em contato por meio de mensagem à fanpage institucional, https://www.facebook.com/fapesc.gov
O livro reúne parte dos resultados de uma pesquisa coletiva feita por professores de diversas universidades que formaram uma rede interinstitucional e interdisciplinar de pesquisa, agregando docentes e discentes de vários estados brasileiros. Entre eles estão pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), coordenados pela professora Maria de Fátima Sabino Dias, que organizou o livro juntamente com Ernesta Zamboni , coordenadora do Grupo “Memória, História e Educação”, e Silvia Finocchio, pesquisadora da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales. A última motivou colegas a participarem do livro, que apresenta análises sobre o ensino da História no Brasil e na Argentina, principalmente.
“Em termos de políticas curriculares, outro caso sugestivo é o da Venezuela, já que a mudança educativa deste país vem associada a um projeto revolucionário de esquerda com pretensões de alcance regional e mundial”, escreveu Finocchio (originalmente em espanhol), referindo-se ao bolivarianismo venezuelano, que voltou ao poder em 1999. “Em outra direção se movem os saberes históricos do Chile”, pondera a argentina. “Provavelmente este país seja onde a políticas neoliberais se arraigaram social e politicamente com mais força. Contribuiu para esta situação o crescimento econômico sustentável, mais além da profunda desigualdade e do desaparelhamento do papel do Estado.”
Fonte: Assessoria de Comunicação da FAPESC