Projeto de Lei Municipal da Inovação de Florianópolis será remetido para a Câmara

Na manhã desta quarta-feira, dia 19 de outubro, representantes do setor tecnológico de Florianópolis se reuniram no gabinete do Prefeito de Florianópolis Dário Elias Berger para acompanhar a cerimônia de assinatura do Projeto da Lei Municipal de Inovação.

Florianópolis será uma das primeiras cidades do país a ter uma Lei Municipal de Inovação.

O Projeto de Lei prevê a instituição do Sistema, do Conselho e do Fundo Municipal de Inovação, além de medidas de incentivos à inovação, do Plano de Sustentabilidade e do Plano de Inovação do Executivo Municipal.

Durante a apresentação do Projeto de Lei, o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis Carlos Roberto De Rolt destacou que a proposta visa uma nova atuação da Prefeitura no desenvolvimento tecnológico da cidade. “Os municípios precisam redefinir o seu papel como incentivadores das atividades tecnológicas e de inovação. Tal posicionamento é fundamental para que as cidades possam encontrar na inovação a solução para os seus desafios. Por meio dessa proposta de Lei, Florianópolis está estabelecendo um início para que a Prefeitura possa fazer a sua parte como agente da Capital da Inovação”, destacou De Rolt.

Os representantes das instituições inovadoras presentes no evento destacaram a importância do Projeto de Lei para o município. “A proposta da Lei Municipal de Inovação de Florianópolis pensa no desenvolvimento da cidade de forma objetiva, passando desde o apoio ao empreendedorismo inovador – envolvendo o pequeno empresário que está começando – até a visão corajosa de determinar que a Prefeitura será uma organização moderna e inovadora”, afirmou o Professor Carlos Alberto Schneider, Superintendente da Fundação CERTI.

O presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) Rui Luiz Gonçalves destacou o impacto do Projeto de Lei para o desenvolvimento do polo tecnológico de Florianópolis nos próximos anos. “A proposta desta Lei de Inovação vai marcar a história de Florianópolis, pois cria agora um ambiente favorável à inovação para que, em alguns anos, tenhamos um dos principais polos tecnológicos do país e do mundo”, ressaltou o presidente da ACATE. “Esperamos que a iniciativa de Florianópolis de propor uma Lei Municipal de Inovação se propague para os demais municípios do Estado”, assinalou o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Sergio Luiz Gargioni.

Fonte: Portal da Ilha

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support