Plano Desenvolvimento de Inovação (Inovale) impressiona secretários de Estado de Agricultura

Na última quinta-feira (6), o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e o secretário adjunto Airton Spies, conheceram o plano de desenvolvimento do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), desenvolvido pela Unoesc por meio de uma chamada pública da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e com a parceria da SDR Joaçaba e outras entidades da região. Eles participaram de uma reunião com a presença de representantes dessas entidades no final da tarde, no Centro Administrativo da Unoesc em Joaçaba.

O coordenador do projeto que resultou no plano de desenvolvimento do polo de inovação, professor Fábio Lazarrotti, explicou o contexto e os fatores que motivaram a iniciativa, as etapas de trabalho para elaboração do plano, o objetivo do polo, o planejamento para sua implantação e a proposta orçamentária prevista para isso.

Apresentação semelhante já foi feita ao Governador Raimundo Colombo em uma visita dos representantes do Governo do Estado a Joaçaba, em julho, e também será feita ao presidente da Fapesc, Sérgio Luiz Gargioni, e ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Roberto Bornhausen, na próxima terça-feira. A intenção da equipe de trabalho com essas iniciativas é aproximar-se do Governo do Estado e buscar apoio financeiro para a execução do projeto.

Como já havia manifestado o governador, João Rodrigues e Spies demonstraram apoio à iniciativa. “O projeto tem foco e tem como prosperar. E a Secretaria de Agricultura, naquilo que nos compete e no que for possível ser parceiro, certamente faremos e estaremos juntos”, disse o Secretário de Agricultura.

Já Sipes lembrou que as regiões mais próximas ao litoral são mais atrativas do ponto de vista econômico e que é necessário criar mecanismos para fazer o mesmo com as outras regiões, tendo em vista a potencialidade do Estado de Santa Catarina. “E um projeto como este contribui para criar mais valor, mais densidade econômica e mais atrativos”, disse o secretário adjunto, acrescentando que as iniciativas apresentas nesta quinta-feira mostram-se perfeitas para a realidade da região, obedecendo sua vocação e aproveitando o que já existe.

“Estou muito entusiasmado com o projeto”, afirmou. Ele também elogiou o fato de a iniciativa ter a parceria e participação de muitas instituições – municípios e entidades que congregam a economia da região.

Participaram da reunião o secretário regional de Desenvolvimento, Jair Lorensetti; gerentes regionais da SDR Joaçaba; prefeitos, secretários e assessores dos municípios de Joaçaba, Água Doce, Treze Tílias e Luzerna; representantes da Associação dos Municípios do Meio-oeste Catarinense (AMMOC), da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), da Unoesc e do Núcleo de Inovação Tecnologia da Universidade, da Incubadora Tecnológica de Luzerna, da Epagri, da Cidasc, do Instituto Euvaldo Lodi e do Sebrae, além de um representante da empresa Celulose Irani, que já manifestou interesse em integrar o Polo de Inovação.

Fonte: Unoesc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support