Plano Desenvolvimento de Inovação (Inovale) impressiona secretários de Estado de Agricultura

Na última quinta-feira (6), o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e o secretário adjunto Airton Spies, conheceram o plano de desenvolvimento do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale), desenvolvido pela Unoesc por meio de uma chamada pública da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e com a parceria da SDR Joaçaba e outras entidades da região. Eles participaram de uma reunião com a presença de representantes dessas entidades no final da tarde, no Centro Administrativo da Unoesc em Joaçaba.

O coordenador do projeto que resultou no plano de desenvolvimento do polo de inovação, professor Fábio Lazarrotti, explicou o contexto e os fatores que motivaram a iniciativa, as etapas de trabalho para elaboração do plano, o objetivo do polo, o planejamento para sua implantação e a proposta orçamentária prevista para isso.

Apresentação semelhante já foi feita ao Governador Raimundo Colombo em uma visita dos representantes do Governo do Estado a Joaçaba, em julho, e também será feita ao presidente da Fapesc, Sérgio Luiz Gargioni, e ao secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Roberto Bornhausen, na próxima terça-feira. A intenção da equipe de trabalho com essas iniciativas é aproximar-se do Governo do Estado e buscar apoio financeiro para a execução do projeto.

Como já havia manifestado o governador, João Rodrigues e Spies demonstraram apoio à iniciativa. “O projeto tem foco e tem como prosperar. E a Secretaria de Agricultura, naquilo que nos compete e no que for possível ser parceiro, certamente faremos e estaremos juntos”, disse o Secretário de Agricultura.

Já Sipes lembrou que as regiões mais próximas ao litoral são mais atrativas do ponto de vista econômico e que é necessário criar mecanismos para fazer o mesmo com as outras regiões, tendo em vista a potencialidade do Estado de Santa Catarina. “E um projeto como este contribui para criar mais valor, mais densidade econômica e mais atrativos”, disse o secretário adjunto, acrescentando que as iniciativas apresentas nesta quinta-feira mostram-se perfeitas para a realidade da região, obedecendo sua vocação e aproveitando o que já existe.

“Estou muito entusiasmado com o projeto”, afirmou. Ele também elogiou o fato de a iniciativa ter a parceria e participação de muitas instituições – municípios e entidades que congregam a economia da região.

Participaram da reunião o secretário regional de Desenvolvimento, Jair Lorensetti; gerentes regionais da SDR Joaçaba; prefeitos, secretários e assessores dos municípios de Joaçaba, Água Doce, Treze Tílias e Luzerna; representantes da Associação dos Municípios do Meio-oeste Catarinense (AMMOC), da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), da Unoesc e do Núcleo de Inovação Tecnologia da Universidade, da Incubadora Tecnológica de Luzerna, da Epagri, da Cidasc, do Instituto Euvaldo Lodi e do Sebrae, além de um representante da empresa Celulose Irani, que já manifestou interesse em integrar o Polo de Inovação.

Fonte: Unoesc