Projetos catarinenses vencem Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador

Duas iniciativas catarinenses se destacaram no 18° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, cujos vencedores foram anunciados pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimento Inovador (Anprotec), nesta quarta-feira (3), em Brasília. O MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, ficou com o primeiro lugar na categoria Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo (CEI), com o projeto MIDI & Mercado. A vencedora da categoria Melhor Empresa Incubada (EI) foi a Nanovetores, do Centro de Laboração para Tecnologias Avançadas (Celta). Ambas sediadas em Florianópolis (SC), as empresas receberam troféus e certificados, além de um prêmio em dinheiro que varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil.

vencedores midi

O MIDI & Mercado tem como meta melhorar o processo de incubação, acelerando a inserção dos produtos e serviços das empresas incubadas no mercado. O programa é baseado em dois pilares: desenvolvimento empresarial, voltado ao amadurecimento interno das organizações; e abertura de mercado, destinado a promover parcerias, aumentar a rede de contatos e ligar a incubada a potenciais clientes. Na prática, as empresas no MIDI puderam contar com consultorias em áreas estratégicas, como comunicação e marketing, recursos humanos, contabilidade, jurídica, entre outras. A incubadora também ofereceu uma série de cursos e mentorias em 2014 e implementou o Programa de Apadrinhamento, que aproxima as empresas nascentes de empresários já experientes, que atuam em áreas comuns.

Segundo o coordenador geral do MIDI, Gabriel Sant’Ana Palma Santos, o desenvolvimento do projeto se deu no contexto da nova fase da incubadora, chamada MIDI 2.0. “Estabelecemos um conjunto de processos e práticas de gestão, além de novos mecanismos de seleção, desenvolvimento e acompanhamento dos projetos incubados, para aprimorar o desempenho das empresas nascentes e garantir sua sobrevida”. Para Sant’Ana, outras ações que apoiaram o desenvolvimento da cultura do empreendedorismo na incubadora foram a implementação do Programa de Desenvolvimento do Empreendedor e o Programa de Gestão Estratégica.

A Nanovetores, focada no desenvolvimento de linhas de cosméticos com base em nanotecnologia, está incubada no CELTA desde agosto de 2009. Na eleição feita pela Anprotec, foram levados em consideração critérios como a evolução e o faturamento da empresa nos últimos anos, o caráter inovador do produto ou processo e sua adequação a requisitos ambientais. Os produtos da Nanovetores utilizam insumos nano e micro encapsulados de alta eficácia, tecnologia diferenciada no setor cosmético, e os materiais utilizados são biocompatíveis e biosolúveis – seguindo os princípios de uma inovação natural e sustentável. Para o diretor do CELTA, Tony Chierighini, o prêmio da Anprotec é um reconhecimento não só da qualidade da empresa, mas dos serviços que a incubadora presta para o crescimento do empreendimento e para a qualidade dos produtos que a empresa oferece.

Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Anprotec: http://anprotec.org.br/site/2014/12/premio-nacional-anuncia-vencedores/.

Sobre o MIDI Tecnológico

Com 16 anos desde a sua fundação, o MIDI Tecnológico foi escolhido em duas oportunidades como a “melhor incubadora do país” (Anprotec – 2008 e 2012), já ajudou 75 empresas a se graduar e conta com 22 incubadas.

Sobre a Incubadora CELTA

Pioneira no Brasil, o CELTA – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras foi criado em 1986 pela Fundação CERTI, em Fl
orianópolis. A instituição já colocou no mercado 110 empresas, entre incubadas e graduadas, que hoje integram o polo tecnológico da Grande Florianópolis. A incubadora já foi eleita “melhor incubadora do país” em dois momentos ( Anprotec – 1997 e 2011).

Fonte: Larissa Cabral – Dialetto