
Transmissão reuniu pesquisadores interessados em oportunidades internacionais de fomento à pesquisa na área do ambiente marinho, com orientações sobre a chamada Ocean 2 do Belmont Forum (Foto: Leonardo Ferreira Barbosa / Fapesc)
Pesquisadores catarinenses com atuação em temas ligados ao ambiente marinho participaram, na tarde desta terça-feira, 16, do webinário “Oportunidade Internacional de Fomento à Pesquisa Oceânica”, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) em colaboração com o Belmont Forum.
Transmitido ao vivo pelo canal da Fundação no YouTube, o encontro teve como foco um dos principais mecanismos internacionais de apoio à ciência oceânica, com ênfase em oportunidades para pesquisadores vinculados a instituições localizadas em regiões costeiras.
A transmissão foi aberta pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Daniela Tratsk, que compartilhou os números mais recentes da Fundação relacionados a fomentos, incentivos à pesquisa e ações de internacionalização.
Na sequência, a coordenadora de Assuntos Multilaterais do Belmont Forum e da chamada Ocean 2, Larisse Faroni-Perez, abordou os principais aspectos da chamada Ocean 2 – Towards the Ocean We Want, que apoia pesquisas colaborativas internacionais em áreas como conservação da biodiversidade marinha, soluções baseadas na natureza, integração entre oceano, biodiversidade e clima e governança de ecossistemas. “É fundamental que os interessados tenham pleno conhecimento do processo de submissão, evitando contratempos. Por isso, o esclarecimento sobre o funcionamento do Belmont Forum e a orientação aos pesquisadores sobre a chamada Ocean 2 são essenciais”, explicou Larisse.
Na etapa final do webinário, a Fapesc apresentou as orientações institucionais relacionadas ao apoio aos pesquisadores catarinenses, abordando o papel da Fundação no financiamento estadual, os procedimentos de contratação e o fluxo de trabalho vinculado ao edital internacional. “O processo de contratação segue os procedimentos regulares da Fapesc, com análise de enquadramento, avaliação de mérito e posterior formalização do apoio aos projetos aprovados, sempre em consonância com o edital internacional e com a legislação estadual vigente”, destacou a gerente de Pesquisa da Fapesc, Larissa Beatriz Waskow.
Ainda de acordo com Larissa, o fluxo de trabalho envolve a submissão da proposta ao Belmont Forum, a avaliação e seleção em nível internacional e, em caso de aprovação, o encaminhamento da documentação à Fapesc para a etapa de contratação e liberação dos recursos. “A Fundação acompanha todas as fases, desde a orientação inicial até a execução do projeto, garantindo clareza nos trâmites e suporte institucional aos pesquisadores catarinenses”, concluiu.
Dúvidas que não foram esclarecidas durante a transmissão podem ser encaminhadas para o e-mail internacional@fapesc.sc.gov.br. O conteúdo do webinário ficará disponível no canal da Fapesc no YouTube.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738