UNOESC promove eventos para divulgar resultados de pesquisas

Nesta semana, a Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) promove uma série de eventos para mobilizar alunos e professores do ensino médio em diante, incluindo graduação e pós-  bem como atrair aos seus campi não acadêmicos interessados em teatro e produção universitária.  Sob o nome geral SIEPE, acontecem até o dia 15 de setembro,  o XXIII Seminário de Iniciação Científica, o X Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, a VII Mostra Universitária e a III Mostra Teatral. Os eventos recebem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.

Sob o nome geral SIEPE, ocorrem até o dia 15 de setembro o XXIII Seminário de Iniciação Científica, o X Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, a VII Mostra Universitária e a III Mostra Teatral. Desde o dia 11, todos os campi da Unoesc estão apresentando os resultados de projetos dos Artigos 170 e 171 e demais editais de pesquisa internos e externos da Unoesc.
Nos dias 14 e 15 de setembro, haverá apresentações de resultados dos projetos contemplados pelo edital PIBIC/PIBITI/CNPq, além da Mostra Teatral e do Coral Universitário. Ainda no dia 15, será realizada a Mostra de Trabalhos Científicos dos alunos do ensino médio da região de escolas públicas (6 trabalhos) e escolas particulares (10 trabalhos). O ponto alto do evento ocorrerá no dia 14 de setembro, às 19h15, no campus de Joaçaba, com a palestra do doutor Cristóbol Miralles, da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, sobre pesquisa e internacionalização.
De acordo com o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc campus de Joaçaba, professor Júlio César Ribeiro Lyra, o evento permite acelerar o desenvolvimento regional nas áreas social, econômica e técnica, que é o grande objetivo da universidade. “O SIEPE é um evento de grande repercussão regional do Oeste catarinense, pois permite a difusão dos resultados das pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas em parceria com órgãos governamentais, empresas, instituições, entidades de classe e sociedade. É uma devolutiva a todos os envolvidos e fomentadores da pesquisa, permitindo não somente o estímulo a novos projetos de pesquisa, como o despertar do espírito pesquisador dos alunos, docentes e sociedade que participam do evento”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC