Para dar mais tempo à elaboração de pesquisas relacionadas ao Zika vírus, a União Europeia divulgou uma versão prévia do edital que vai oferecer 10 milhões de euros para pesquisas nessa área. Se a relação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia na América Latina forem comprovados, o dinheiro poderá ser usado também para o desenvolvimento de diagnósticos, potenciais tratamentos e vacinas.
A chamada será lançada no âmbito do Horizonte 2020, o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia, cujas oportunidades são amplamente divulgadas pelo CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Além disso, em 2015 várias FAPs assinaram uma carta de intenções para aderir ao Horizonte 2020. Pesquisadores de todos os estados brasileiros signatários do acordo com a União Europeia podem participar da chamada.
Devido à urgência em realizar pesquisas sobre o Zika vírus, a Comissão Europeia fez a pré-publicação da chamada, que pode ser lida aqui. O edital oficial será publicado em 15 de março e ficará aberto ao recebimento de propostas até 28 de abril.
https://ec.europa.eu/research/health/pdf/zika-call-text-pre-publication.pdf#view=fit&pagemode=none
Alguns dos pontos que podem ser abordados nos projetos de pesquisa são: a relação entre o Zika vírus e as suspeitas de complicações que sua infecção causam; estudos de imunologia e virologia; pesquisa básica; e estudos clínicos.
O objetivo da chamada é estabelecer uma rede multinacional e multidisciplinar na América Latina e outros países afetados ou regiões de risco.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP