União Europeia lançará chamada para pesquisas com Zika vírus

Para dar mais tempo à elaboração de pesquisas relacionadas ao Zika vírus, a União Europeia divulgou uma versão prévia do edital que vai oferecer 10 milhões de euros para pesquisas nessa área. Se a relação entre o Zika vírus e os casos de microcefalia na América Latina forem comprovados, o dinheiro poderá ser usado também para o desenvolvimento de diagnósticos, potenciais tratamentos e vacinas.
zika
A chamada será lançada no âmbito do Horizonte 2020, o maior programa de pesquisa e inovação da União Europeia, cujas oportunidades são amplamente divulgadas pelo CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Além disso, em 2015 várias FAPs assinaram uma carta de intenções para aderir ao Horizonte 2020. Pesquisadores de todos os estados brasileiros signatários do acordo com a União Europeia podem participar da chamada.
Devido à urgência em realizar pesquisas sobre o Zika vírus, a Comissão Europeia fez a pré-publicação da chamada, que pode ser lida aqui. O edital oficial será publicado em 15 de março e ficará aberto ao recebimento de propostas até 28 de abril.
https://ec.europa.eu/research/health/pdf/zika-call-text-pre-publication.pdf#view=fit&pagemode=none
Alguns dos pontos que podem ser abordados nos projetos de pesquisa são: a relação entre o Zika vírus e as suspeitas de complicações que sua infecção causam; estudos de imunologia e virologia; pesquisa básica; e estudos clínicos.
O objetivo da chamada é estabelecer uma rede multinacional e multidisciplinar na América Latina e outros países afetados ou regiões de risco.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support