Durante os dias 3, 4, 5, 6 e 7 de maio de 2016 será realizado na cidade de Florianópolis (Brasil), o II Congresso Ibero americano de Gestão Integrada de Áreas Litorais: Governança para os Serviços Ecossistêmicos das Costas e Oceanos (GIAL 2016), organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Rede Ibero americana de Manejo Costeiro Integrado (IBERMAR), em colaboração com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Cádiz (UCA).
O GIAL 2016 se entende como uma plataforma para a divulgação, discussão, intercâmbio de conhecimentos, formação e capacitação, para contribuir com o cumprimento dos compromissos globais e regionais assumidos pelos países ibero americanos, relacionados com a gestão integrada e sustentável dos espaços e dos recursos costeiros e marinhos desta região, com vista ao bem estar humano.
O evento propõe dar continuidade as tarefas iniciadas na elaboração de um marco regional para a troca de experiências e conhecimentos, para melhorar a governança para a sustentabilidade costeira na Ibero américa, dando continuidade e aprofundando nas metas propostas no I Congresso Ibero americano de GIAL. O primeiro Congresso GIAL, realizado nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro de 2012, na cidade de Cádiz (Espanha), contou com a participação de mais de 300 representantes de 20 países de Ibero américa. Foram apresentados mais de 200 trabalhos relacionados com a gestão costeira e seus recursos. Além do êxito do evento, foi elaborada a Declaração de Cádiz, a partir das conclusões de todos os especialistas que participaram do Congresso, constituindo um chamamento para os principais líderes políticos, justificando a necessidade de um compromisso e fortalecimento da governança das áreas costeiras ao redor do mundo, enfatizando a Ibero américa. Esta declaração foi apresentada no mesmo ano, na reunião de Chefes de Estado e Governo da Comunidade Ibero americana de Nações, na XXII Cúpula Ibero americana, realizada em Cádiz (Andalucía, Espanha). Pode-se acessar as publicações do I GIAL através deste link.
Fonte: Site http://www.congressogial.com/pt/site/evento