UDESC realiza evento sobre oportunidades na União Europeia

A Universidade do Estado de Santa Catarina realizou no dia 16 de setembro uma sessão informativa sobre as oportunidades de financiamento da União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020. Transmitido para os 12 campi da universidade e também por videoconferência ao vivo, o evento teve participação de Elisa Natola, assessora para Cooperação Internacional Brasil-Europa do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa) e Ponto de Contato Nacional do MSCA (Marie Sklodowska Curie Actions).
Em sua apresentação, Elisa falou sobre o foco do Horizonte 2020 na inovação, sobre a excelência científica como principal critério de avaliação de projetos e a importância de ressaltar esses dois aspectos nas propostas. Os elementos-chave nos projetos devem ser o formato de cooperação internacional, a interdisciplinaridade e a intersetorialização envolvendo entidades não-acadêmicas, como indústrias e organizações não-governamentais de pesquisa. Ela explicou que o programa prevê estreitamento de relações entre a academia e a sociedade, e promove o Capital Intelectual por meio de atividades de treinamento, capacitação e compartilhamento de conhecimento entre os pesquisadores.
evento-ue
A assessora mostrou como encontrar as oportunidades, consultar editais e submeter propostas, detalhando o funcionamento do site da Comissão Europeia. “Meu papel neste programa é oferecer apoio a pesquisadores e instituições que desejam participar, pois os editais têm muitos detalhes técnicos que algumas vezes precisam ser esclarecidos”, disse, colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas dos pesquisadores e orientá-los sobre onde encontrar parceiros, instituições anfitriãs e financiamento. As dúvidas podem ser tiradas pelo e-mailhorizonte2020@confap.org.br
Desde abril, Elisa e Mario Neto Borges, coordenador de relações internacionais do CONFAP, são pontos de contato da rede Net For Mobility no Brasil. A rede é colaborativa e dinâmica, e já elaborou um guia para os candidatos que desejam participar das chamadas. “É importante identificar pontos de contato em outros países, como o país de destino, e também se relacionar cada vez mais com pessoas que já possuem experiência em submeter projetos e que já participaram dos outros editais”, enfatizou Elisa.
Também participou do evento Charlotte Grawitz, representante nacional do EURAXESS Links Brasil, um dos quatro serviços oferecidos pelo EURAXESS (além de auxílio para obter empregos, melhorar condições de trabalho do pesquisador e instalar-se na Europa).
Por último falou Moacyr Martucci Jr, National Contact Point Coordinator do Programa Horizonte 2020. Ele destacou a importância da participação das FAPs como mediadoras da submissão das propostas ao programa, devido ao acordo assinado em 2014 entre o CONFAP e a União Europeia para aceitar a participação de pesquisadores brasileiros nos editais.  Ele afirmou ainda que, para pleitear apoio do Horizonte 2020, os pesquisadores brasileiros (co-participantes das pesquisas) têm de deixar claro na proposta que têm participação relevante no estudo, e que a colaboração resultante irá contribuir para o desenvolvimento de seu estado, em termos científicos e tecnológicos, além de focar no impacto da pesquisa em relação à melhoria da qualidade de vida da sociedade.
O evento foi organizado por Sonia Laus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UDESC, com participação do pró-reitor Antônio Vargas. A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado e Santa Catarina) ajudou na divulgação.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support