UDESC promove curso de comunicação científica para pesquisadores da pós-graduação

Se escrever artigos acadêmicos em português já é difícil, imagine em outro idioma. É para ajudar pesquisadores nesta tarefa que a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) oferecerá um curso de comunicação científica entre 21 e 23 de setembro. O curso foi selecionado pelo edital Researcher Connect, proveniente de uma parceria entre o Conselho Britânico e o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), ao qual aderiu a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Entre os dez contemplados em todo o Brasil, apenas um é catarinense e receberá contrapartida financeira da FAPESC.
udesc2
O curso foi proposto pelo professor Luiz Coelho, da UDESC Joinville, visando a melhoria da exposição das ideias em inglês na escrita científica. “Esta melhoria, se efetivada trará benefícios para toda a sociedade, para as avaliações dos programas em suas notas dadas pela CAPES e isto possibilitará aos programas acessarem outras formas de financiamento das agências de fomento brasileiras e internacionais”, destaca o professor. Dessa forma, eles terão maior possibilidade de fazer com que suas pesquisas sejam aceitas em periódicos de alto impacto científico, trazendo também maior visibilidade para seu grupo de pesquisa. Serão treinados 20 alunos de mestrado, doutorado ou professores de programas de pós-graduação da UDESC, a serem selecionados por meio de edital.
Para Coelho, os planos de parceria com britânicos, bem como outras parcerias internacionais, podem se concretizar com a realização de cursos como o que será realizado na UDESC. Ele e outros colegas da universidade usarão esta e outras oportunidades para consolidarem as parcerias já existentes e firmarem outras, por meio da publicação dos trabalhos dos grupos de pesquisa em periódicos de grande visibilidade científica. “Esta visibilidade pode ajudar a dar penetração às publicações do meu grupo de pesquisa em periódicos de alto impacto e isso pode dar mais oportunidades a mim e aos meus colegas de grupos de pesquisa para continuarmos conseguindo fundos e parcerias nacionais e internacionais”, afirma o professor.
O programa Researcher Connect é oferecido pelo Newton Fund Professional Development & Engagement Programme, que investirá cerca de R$ 94 milhões até 2017 no Brasil. O Fundo Newton pretende construir, entre o Reino Unido e o país parceiro, colaborações em pesquisa e inovação que possuam relevância direta para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. Ao todo, 16 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa participaram deste edital e co-apoiarão cursos com duração de até 3 dias que deverão acontecer até março de 2016. Algumas FAPs ainda terão seus selecionados divulgados no dia 31 de julho, e a Fundação Araucária (PR) divulgará os contemplados no início de agosto. Pesquisadores dos estados de Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe podem se candidatar até o dia 31 de julho de 2015 para sediarem os cursos do Researcher Connect. Inscrições podem ser feitas no site http://bit.ly/1HzGmDq.
Por: Jéssica Trombini – Assessoria da FAPESC