Udesc Lages sedia etapa da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, sediou nesta sexta-feira, 6, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.
O encontro em Lages é uma das etapas da conferência. Entre os participantes, estavam pesquisadores, docentes, estudantes, empresários, representantes de órgãos públicos e da sociedade em geral.
GEDSC DIGITAL CAMERA
O objetivo é estabelecer direcionamentos estratégicos e linhas prioritárias de atuação do governo estadual no apoio a inovações resultantes de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por instituições e empresas radicadas em Santa Catarina, considerando as demandas regionais.
“Nossa meta é propor soluções para problemas encontrados, estabelecer estratégias que oportunizem o bom desempenho de ações e promover o bem estar social e econômico nas regiões do Estado”, diz a coordenadora de logística da conferência, Patrícia Freire.
Para a coordenadora de Projetos e Inovação da Udesc, Carla Roczanski, a participação da comunidade acadêmica nas discussões ajuda a estabelecer linhas de ações relacionadas às políticas públicas: “Para a Udesc, é importante receber os parceiros de outras universidades, empresários e entidades civis para dialogar”.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, Alexandre Amorim dos Reis, participou da conferência e afirmou que a Udesc “pode colaborar efetivamente com pesquisas, tecnologias e inovações, que estão em desenvolvimento”.
Para o diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, “para que as pesquisas sejam inovadoras elas precisam sair do âmbito acadêmico. O conhecimento é para ajudar desenvolver tecnologias que sirvam à comunidade”.
O encerramento da conferência ocorrerá em 13 de novembro, em Joinville, durante o 5º Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação, onde serão apresentados os resultados finais dos debates, iniciados em 15 de outubro, em Florianópolis.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc Lages