Promover a colaboração acadêmica entre as diferentes universidades brasileiras, com a disseminação do conhecimento e experiências e permitir a interação entre pesquisadores, profissionais, alunos e empresas da área foram os principais objetivos do 8º Sulcomp que ocorreu até esta sexta-feira (30/9) na Unesc.
O evento ocorre bienalmente e conta com atividades como palestras e debates com profissionais e pesquisadores e apresentação de trabalhos acadêmicos. Assuntos como desenvolvimento de games, conteúdo e oportunidades no YouTube e marketing digital serão abordados pelo evento.
O Sulcomp foi promovido pelo Curso de Ciência da Computação da Unesc, com apoio do curso de Jogos Digitais, Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da Sociedade Brasileira de Computação.
“Graças à tecnologia todo mundo tem acesso as mesmas informações, independente de classe social. Mas por que desse universo apenas algumas pessoas se dão bem no mercado de trabalho?”. O convite à reflexão foi feito pelo especialista em desenvolvimento de softwares para web e autor de mais de 6 mil vídeo-aulas sobre tecnologia, Neri Aldoir Neitzke. O professor licenciado da Ulbra em Carazinho, no Rio Grande do Sul, esteve na Unesc na noite desta quarta-feira (28/9), para a abertura do 8º Sulcomp (Congresso Sul Brasileiro de Computação).
Em sua primeira vez em Criciúma, Neitzke, que já palestrou em sete países, contou sua trajetória de boia-fria até palestrante internacional e como a tecnologia entrou em sua vida e afetou positivamente todos ao seu redor. Durante a palestra “Tecnologia e Mercado de Trabalho”, ele ainda abordou como a tecnologia vem mudando a forma de vida das pessoas e o mercado de trabalho e, neste cenário, como é possível aproveitar as oportunidades. “Os sonhos fazem você ir para frente. Não importa se você não conseguir alcançar o seu objetivo. Indo atrás dele, você já conseguirá chegar mais longe que outras pessoas que não tentaram”.
Sulcomp incentiva a troca de conhecimento
Para a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, o Sulcomp é um evento que fortalece a Universidade como polo de novos saberes. “É um orgulho para a Unesc ter este congresso, que atrai para Criciúma pessoas de vários lugares para partilharem seus saberes com quem está aqui”.
O diretor da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Evanio Nicoleit, lembrou que o evento já faz parte do calendário da Sociedade Brasileira de Computação e é um espaço para o compartilhamento de tecnologia e inovação, que segundo ele, estão no “DNA” dos cursos de Ciências da Computação e Jogos Digitais.
O coordenador do curso de Ciências da Computação, Rogério Casagrande e de Jogos Digitais, Paulo Martins, deram as boas-vindas aos participantes do congresso e lembraram que ele é um espaço para socialização do conhecimento produzido na Universidade por alunos e professores por meio da pesquisa. O vice-presidente do Centro Acadêmico de Ciência da Computação, Guilherme Cunha também participou da abertura do evento.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada UNESC