Sonhos que ganham vida: jovens e familiares emocionam durante formatura do projeto Novos Talentos

Cerimônia destacou o impacto do SC Games na vida dos estudantes e reforçou o compromisso do Governo o Estado com a formação para a indústria de games em Santa Catarina. (Fotos: Assessoria de Comunicação SCTI)

O brilho nos olhos de Marco Borges, 14 anos, a emoção da mãe, Maria Aparecida Borges, e a trajetória transformadora de Rafael Biff, 17, resumiram o clima da formatura do projeto Novos Talentos, do programa SC Games, nesta terça-feira (2), na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Florianópolis. Além da entrega dos certificados, a cerimônia celebrou as oportunidades e os aprendizados de mais de 80 crianças e jovens, muitos iniciando os primeiros passos no universo da tecnologia e dos games. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), contou com a participação das entidades apoiadoras, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. (Ciasc).

“Essa formatura significa uma conquista. Para mim, como mãe, é o início da realização de um sonho do meu filho. O Marco sempre teve interesse na área de jogos e programação, mas nunca tivemos condições financeiras para a realização de um curso. O SC Games mudou a nossa vida”, contou Maria Aparecida Borges Custódia, emocionada. O jovem Marco Antônio Borges de Souza, um dos formandos da edição, conheceu o programa durante um festival de games promovido em Florianópolis e, desde então, participou de eventos, apresentações e vivências que ampliaram seu futuro. “Queria agradecer aos professores e ao projeto, que mudou a minha vida”, enfatizou Marco.

Ao lado dele, outra história emocionante. Rafael Biff Tartari, que completou um ano e meio no programa, viu sua evolução extrapolar o aprendizado técnico. “Aprendi programação, game design, mas principalmente aprendi como pessoa. Eu mudei muito nesse um ano e meio. Esse curso mudou a minha vida de fato. Me deu coragem para falar, para apresentar, para acreditar”, afirmou.  Para Rafael, o programa também resgatou um sonho que nasceu ainda na infância. “Desde pequeno eu queria ver personagens ganhando vida. Esse curso me ensina a transformar isso em realidade”.

Pioneirismo e impacto social

Durante a cerimônia, as autoridades presentes reforçaram que histórias como as de Marco e Rafael são a razão pela qual o SC Games segue avançando e ampliando o ecossistema de jogos eletrônicos em Santa Catarina.  O secretário adjunto da Ciência, Tecnologia e Inovação, Nícola Martins, pontuou que o setor segue em crescimento acelerado no Estado.  “Os jovens estão vivendo um momento histórico e único nesta tarde. A formação do projeto Novos Talentos é um diferencial enorme, abrindo portas para a construção de uma carreira sólida e com diversas oportunidades. Hoje, a tecnologia representa quase 8% do PIB catarinense. Com o apoio do governador Jorginho Mello, vamos alcançar até 10% em 2026. Precisamos de jovens com essa iniciativa e criatividade para continuarmos crescendo”.

Por parte da Fapesc, Valeska Daniela Tratsk, diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, reforçou o compromisso da entidade com o fortalecimento da indústria de jogos eletrônicos. “Selamos, em 2024, o compromisso com o maior edital de games de Santa Catarina, no valor de R$ 1 milhão, para fomentar o ecossistema e apoiar iniciativas inovadoras. Os jovens possuem grande potencial para crescerem como empreendedores”, reforça.

O diretor institucional do Ciasc, Nilson da Rosa, comemorou o protagonismo dos estudantes e professores do programa. “Hoje é um dia muito feliz. As aulas do SC Games ocorrem nas estruturas físicas do Ciasc, o que é uma honra para a entidade. Com o apoio do Governador Jorginho Mello, o projeto tem se aprimorado cada vez mais. As crianças e jovens aqui têm um futuro brilhante com a tecnologia”.

O Barco de Clebinho: produto final celebra a cultura catarinense

Como projeto final, os estudantes desenvolveram “O Barco de Clebinho”, um jogo inspirado na tradição pesqueira de Santa Catarina. No game, o jogador controla Clebinho, um pescador que deve equilibrar pesca e manutenção do barco durante o dia e enfrentar criaturas marítimas durante a noite. O projeto chamou atenção por unir técnica, criatividade e referências culturais do estado.

Durante a cerimônia, os formandos realizaram uma apresentação sobre o game, detalhando o processo de criação, os desafios enfrentados no desenvolvimento, as escolhas estéticas e referências que ajudaram a dar vida ao projeto, além de técnicas e aprendizados adquiridos ao longo do processo.

Por conta da temática escolhida, os estudantes tiveram contato com a Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, onde puderam conhecer de perto o ofício da pesca, as espécies mais comuns no litoral catarinense e a importância da atividade para a identidade local.

O secretário de Aquicultura e Pesca, Thiago Bolan Frigo, destacou o orgulho ao ver o setor representado na criação de um jogo pelos alunos. “A pesca faz parte da nossa identidade e somos também referência nacional no assunto. Ver esse tema transformado em game nos enche de orgulho. Estivemos presentes durante as aulas e agora prestigiando a formação dos estudantes”, afirmou, ao entregar o certificado de “Amigos da Pesca” para os formandos.

Impacto de mais de duas décadas 

O Novos Talentos oferece cursos gratuitos e presenciais de programação, arte e game design para jovens de 9 a 17 anos em Florianópolis. O objetivo é despertar o interesse pela tecnologia, estimular a criatividade e contribuir para o desenvolvimento da indústria de jogos em Santa Catarina.

A iniciativa integra o SC Games, programa pioneiro criado pelo Governo do Estado em 2009 para fortalecer o ecossistema catarinense de games. Além de apoiar empresas do setor, o SC Games atua na promoção da inclusão digital e na inserção do universo dos jogos eletrônicos na vida dos catarinenses.

Os esforços vêm fortalecendo o estado, ano após ano, na área. Santa Catarina é hoje o segundo estado com o ecossistema de games mais desenvolvido do Brasil e conta com oito municípios entre os 100 mais gamers do país, segundo o Stun Game Index 2025, divulgado em outubro.

Texto: Joice Almeida / Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI)

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Assessoria de Comunicação (Ascom)/ comunicacao@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (48) 98802-5794