Simpósio de Biocombustíveis acontece em Florianópolis com apoio da FAPESC

Até 30 de outubro estão abertas as inscrições para o Simpósio Internacional BIO.COMBRASIL, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro na FIESC (Federação das Industrias do Estado de Santa Catarina). Além da FIESC, o evento terá apoio do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), BADESC (Agência de Fomento de Santa Catarina S.A) e do programa PROEVENTOS da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). As vagas para participar são gratuitas, porém limitadas, e devem ser feitas no site: http://ibiom.com.br/biocombrasil/reservar-inscricao/
O objetivo do simpósio é consolidar parcerias interinstitucionais privadas e públicas, por meio do delineamento das políticas públicas e dimensionamento dos investimentos necessários para implementar ações facilitadoras do desenvolvimento do setor. Lá serão colocadas diversas visões e incentivadas discussões com os membros líderes de diversas instituições relacionadas à promoção do setor do biocombustível sólido.
biocom 2015
O Simpósio Internacional BIO.COM BRASIL Biocombustível Sólido (Energia da Biomassa, Tecnologias e Negócios) irá apresentar oportunidades e soluções para a geração de energia limpa e renovável, por meio da pesquisa tecnológica e a partir da integração de atores em busca de promover o desenvolvimento econômico e sustentável. O público-alvo do evento serão empresas nacionais e internacionais produtoras e consumidoras de biomassa, produtoras de biomassa florestal e agrícola, produtoras de equipamentos do setor florestal e agrícola, empresas geradoras de energia, instituições de pesquisa e extensão, investidores e Instituições públicas no âmbito estadual, federal, municipal Instituições privadas e órgãos internacionais do setor produtivo.
O BIO.COM Brasil é um desdobramento de visita técnica à Espanha realizada pela equipe do projeto de pesquisa para implantação do Centro Avançado em Estudos de Compactação de Biomassa para a Geração de Energia em Santa Catarina. O objetivo deste projeto, que tem apoio da FAPESC, montar e operacionalizar uma usina piloto laboratorial que utiliza biomassa derivada de madeira para geração de energia, além de elaborar o projeto técnico operacional deste Centro em Lages.
A emissão de gases que provocam o efeito estufa é uma preocupação internacional, e tem sido combatida com a implementação de políticas que promovam a diversificação da matriz energética e que estimulam o uso de novas fontes de energia renováveis e menos poluente, em substituição ao uso de energias oriundas de combustíveis fósseis. “Isto tem aberto espaço para utilização da biomassa para produção de energia, não só para os biocombustíveis líquidos, como o etanol e o biodiesel, mas também para biocombustíveis sólidos como lenhas, cavacos, maravalha, briquetes, pellets”, diz Marli Luisa Juarez y Sales, responsável pela articulação Institucional e coordenadora do Ibiom.
Essas matrizes energéticas podem ser aplicadas para o aquecimento residencial e comercial e na geração de calor para uso industrial e na produção de energia termoelétrica, daí a motivação e importância de discutir sobre o tema em simpósio internacional. “Podemos destacar que projetos de plantio dedicados para fins energéticos vêm sendo implantados no Brasil e serão bastante importantes para a sustentabilidade do setor visto que as tendências indicam um crescimento no uso da biomassa na indústria nacional e para a exportação e para tanto, requer segurança no suprimento desta biomassa combustível”, diz Marli.
O Simpósio será realizado pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) em parceria com a UNIPLAC (Universidade do Planalto Catarinense), o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Por: Assessoria de Comunicação da FAPESC