Seminário de Mobilidade reuniu gestores, técnicos e especialistas no CREA-SC

O Seminário de Mobilidade e Gestão de Infraestrutura Urbana ocorreu no dia 25 de abril, às 14 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-SC. O evento reuniu cerca de 80 participantes entre representantes do Ministério das Cidades, da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana – SUDERF, da Prefeitura de Florianópolis e do Instituto de Planejamento Urbano – IPUF, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina – FAPESC, da ABTC/ABNT e da SCGás, entre outras instituições.

infravias seminario

Com o  objetivo discutir as questões relacionadas à mobilidade e à gestão das infraestruturas urbanas e promover a troca de experiências e debates entre os diversos agentes que compõem a cadeia do setor, o evento contou com apresentações e debate.

Abrindo as atividades, o engenheiro e superintendente da Região Metropolitana, Cassio Taniguchi, detalhou informações sobre o Estado e as propostas para a Mobilidade Urbana, com base nos planos traçados pelo PLAMUS e o novo Pacto Metropolitano, assinado entre os municípios da Grande Florianópolis e o Governo do Estado. Em seguida, o coordenador da ABCT/ABNT, Alírio Gimenes, discutiu os desafios para as áreas urbanas e os aspectos regulatórios na gestão de infraestruturas.

Encerrando as apresentações, o engenheiro Aloisio Pereira da Silva, apresentou detalhes do Projeto Piloto INFRAVIAS – Ruas Completas Sustentáveis, que está implantado no  Sapiens Parque, e propõe a integração entre o desenho urbano e infraestrutura subterrânea.

O Seminário teve encerramento com um debate envolvendo o público presente e uma mesa técnica, formada pela eng. Inayê Braga, da SCGás, pelo secretário Planejamento Lages, Arq. Jorge P. Ranieski, pelo Eng. Carlos Nakazima, presidente da Associação Catarinense de Engenheiros – ACE, pelo Secretário Adjunto de Obras de Florianópolis, Américo Pescador, por Alírio Gimenes, engenheiro e coordenador da ABTC/ABNT, pelo eng. Aloisio Pereira da Silva, coordenador do projeto INFRAVIAS, pelo engenheiro e superintendente, Cassio Taniguchi e pela representante do  Ministério das Cidades, Eng. Lúcia Santos.

Coletor do INFRAVIAS no CELTA (Parque Tecnológico Alfa)
Coletor do INFRAVIAS no CELTA (Parque Tecnológico Alfa)

O projeto INFRAVIAS visa à implantação de modelo de construção individualizada de redes de gás, água potável, telefonia, rede de energia em vala na calçada, influenciando no planejamento urbano. O investimento da FAPESC no projeto foi de quase R$100 mil. O projeto avaliará critérios de construção, manutenção, operação e ampliação do sistema nos critérios de segurança e sustentabilidade. No projeto é utilizado plástico reciclado para a construção de painéis. O INFRAVIAS tem coletores em alguns pontos da cidade, que além de promover a sustentabilidade, divulga o projeto.

Fonte: Infravias, com adaptações da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support