Pesquisadores da cidade italiana de Trento estarão na sede da Epagri, em Florianópolis na sexta-feira, 1º de abril, apresentando à diretoria da Empresa avaliação sobre o projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura Catarinense, apoiado pela Fapesc.

 

O projeto se propõe a introduzir no Estado 35 variedades de videira para produção de vinhos tintos e brancos e é desenvolvido numa parceria entre a Epagri, a UFSC, o Sebrae e o Instituto Agrário San Michele, de Trento. “Nosso objetivo é verificar a adaptação dessas variedades ao nosso clima para selecionar as mais recomendadas para a expansão das áreas vitícolas catarinenses”, explica Edson Silva, Chefe da Epagri/Ciram e coordenador do projeto na Epagri.

 

Os pesquisadores italianos Marco Stefanini e Duílio Porro estão em Santa Catarina desde o último domingo percorrendo as quatro unidades de pesquisa: as Estações Experimentais da Epagri de São Joaquim e Campos Novos, e as vinícolas Casa Pisani (Tangará) e Villagio Grando (Água Doce). Ao final das visitas foram realizados, em Videira, seminário técnico e discussões individuais e em grupo sobre o andamento do projeto. Todos os resultados dessa semana de atividades serão apresentados nesta sexta-feira.

 

A visita dos pesquisadores italianos coincide com o início da primeira colheita expressiva das variedades em teste, que pode se estender até maio. “Os pesquisadores brasileiros já identificaram algumas mais promissoras, mas ainda é necessário muita pesquisa para uma recomendação”, comenta Silva.

 Fonte: Epagri