Santa Catarina testa 35 novas variedades de uva

Pesquisadores da cidade italiana de Trento estarão na sede da Epagri, em Florianópolis na sexta-feira, 1º de abril, apresentando à diretoria da Empresa avaliação sobre o projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura Catarinense, apoiado pela Fapesc.

 

O projeto se propõe a introduzir no Estado 35 variedades de videira para produção de vinhos tintos e brancos e é desenvolvido numa parceria entre a Epagri, a UFSC, o Sebrae e o Instituto Agrário San Michele, de Trento. “Nosso objetivo é verificar a adaptação dessas variedades ao nosso clima para selecionar as mais recomendadas para a expansão das áreas vitícolas catarinenses”, explica Edson Silva, Chefe da Epagri/Ciram e coordenador do projeto na Epagri.

 

Os pesquisadores italianos Marco Stefanini e Duílio Porro estão em Santa Catarina desde o último domingo percorrendo as quatro unidades de pesquisa: as Estações Experimentais da Epagri de São Joaquim e Campos Novos, e as vinícolas Casa Pisani (Tangará) e Villagio Grando (Água Doce). Ao final das visitas foram realizados, em Videira, seminário técnico e discussões individuais e em grupo sobre o andamento do projeto. Todos os resultados dessa semana de atividades serão apresentados nesta sexta-feira.

 

A visita dos pesquisadores italianos coincide com o início da primeira colheita expressiva das variedades em teste, que pode se estender até maio. “Os pesquisadores brasileiros já identificaram algumas mais promissoras, mas ainda é necessário muita pesquisa para uma recomendação”, comenta Silva.

 Fonte: Epagri

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support