Tendências do design, design criativo, design sustentável e o processo criativo como ferramenta para singularização da casa são assuntos do Painel Index SC, nesta quarta-feira, dia 8 de outubro. O evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa reunirá renomados designers na ACIC Criciúma, às 19h. É gratuito e aberto ao público.
Promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), pelo Centro Design Catarina e pela SC Design, a rodada de palestras da noite de quarta traz assuntos que interessam tanto profissionais da área quanto o cidadão comum, tendo em vista que o design está no dia a dia das pessoas. Na palestra “O processo criativo como ferramenta para singularização da casa”, por exemplo, o designer Fábio Galeazzo vai falar da transformação da casa por meio da experiência com o espaço.
“O trabalho autoral é surpreendente e possibilita infinitos caminhos de criação resultando em ambientes diferenciados, cheios de história para viver e contar. O homem contemporâneo busca a singularização e a casa será o reflexo das escolhas que o diferenciará”, explica Galeazzo, proprietário da Galeazzo Design, escritório multidisciplinar de arquitetura, interiores e desenvolvimento de produtos.
Da mesma forma, o design é ferramenta de competitividade para a indústria no mercado nacional e internacional. Esse assunto será abordado na palestra “O Design Criativo – uma ferramenta estratégica da era do conhecimento”, da dupla Eduardo Junckes e André Lobe, estilista e o diretor da Lancaster, respectivamente. A Lancaster é especializada em estamparia rotativa e digital e, nessa área, é referência nacional.
E em pleno século 21, não poderia ficar de fora das discussões o tema sustentabilidade. O sócio diretor da iT Projetos – escritório de desenvolvimento de projetos e produtos socioambientalmente responsáveis, Christian Ullmann, irá ministrar a palestra “Design business: inovação, novos negócios e + sustentabilidade”. “A economia atual está em um momento de transição para passar de ser uma economia da destruição ambiental, poluição e exploração para uma economia onde a inovação e criatividade são o grande ativo e diferencial do mercado. Existem grandes oportunidades para empresas criativas e atentas as necessidades reais dos consumidores”, afirma o designer.
Ruth Fingerhut, que atua há mais de 30 anos na área de pesquisa de tendências e desenvolvimento de produtos, vai falar de comportamento, tendências mundiais e locais. Através da apresentação de sua trajetória e do processo criativo utilizado em sua consultoria, Ruth apresenta um panorama geral de como o mercado mundial vai se comportar nos próximos anos.
Sobre a Bienal
O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada ano o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design Floripa 2015, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização e tem apoio da FAPESC. A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, a mostra de design catarinense “Index SC” circula pelo Estado, que também recebe palestras sobre design com experts na área.
A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.