Rodada de palestras sobre design e tendências acontece em Criciúma


Tendências do design, design criativo, design sustentável e o processo criativo como ferramenta para singularização da casa são assuntos do Painel Index SC, nesta quarta-feira, dia 8 de outubro. O evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa reunirá renomados designers na ACIC Criciúma, às 19h. É gratuito e aberto ao público. 

Promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina  (Fiesc), pelo Centro Design Catarina e pela SC Design, a rodada de palestras da noite de quarta traz assuntos que interessam tanto profissionais da área quanto o cidadão comum, tendo em vista que o design está no dia a dia das pessoas.  Na palestra “O processo criativo como ferramenta para singularização da casa”, por exemplo, o designer Fábio Galeazzo  vai falar da transformação  da casa por meio da experiência com o espaço.

“O trabalho autoral é surpreendente e possibilita infinitos caminhos de criação resultando em ambientes diferenciados, cheios de história para viver e contar. O homem contemporâneo busca a singularização e a casa será o reflexo das escolhas que o diferenciará”, explica Galeazzo, proprietário da Galeazzo Design, escritório multidisciplinar de arquitetura, interiores e desenvolvimento de produtos.

Da mesma forma, o design é ferramenta de competitividade para a indústria no mercado nacional e internacional. Esse assunto será abordado na palestra “O Design Criativo – uma ferramenta estratégica da era do conhecimento”, da dupla Eduardo Junckes e André Lobe, estilista e o diretor da Lancaster, respectivamente.  A Lancaster é especializada em estamparia rotativa e digital e, nessa área, é referência nacional.

E em pleno século 21, não poderia ficar de fora das discussões o tema sustentabilidade. O sócio diretor da iT Projetos – escritório de desenvolvimento de projetos e produtos socioambientalmente responsáveis, Christian Ullmann, irá ministrar a palestra “Design business: inovação, novos negócios e + sustentabilidade”. “A economia atual está em um momento de transição para passar de ser uma economia da destruição ambiental, poluição e exploração para uma economia onde a inovação e criatividade são o grande ativo e diferencial do mercado. Existem grandes oportunidades para empresas criativas e atentas as necessidades reais dos consumidores”, afirma o designer.

Ruth Fingerhut, que atua há mais de 30 anos na área de pesquisa de tendências e desenvolvimento de produtos, vai falar de comportamento, tendências mundiais e locais. Através da apresentação de sua trajetória e do processo criativo utilizado em sua consultoria, Ruth apresenta um panorama geral de como o mercado mundial vai se comportar nos próximos anos.

Sobre a Bienal

O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada ano o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design  Floripa 2015, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização e tem apoio da FAPESC. A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, a mostra de design catarinense “Index SC” circula pelo Estado, que também recebe palestras sobre design com experts na área.

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support