Resultados de pesquisas incluem benefícios a pacientes do SUS

As contribuições sociais, científicas e ambientais de 12 estudos ligados à saúde que receberam verbas do governo estadual foram detalhadas pelo economista Gilberto Montibeller Filho, coordenador de projetos na FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Selecionados por meio de chamada pública do programa PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde), os estudos têm aplicação no SUS e seus impactos vão desde a melhora no atendimento público em postos de saúde até à redução da quantidade de lixo hospitalar produzido em Santa Catarina.

A maioria das pesquisas dizem respeito à gestão no SUS e gerou softwares para seleção de prioridades no atendimento e plataformas sobre intoxicações e mortalidade materna, por exemplo. A respeito desse último item, Montibeller destacou que o estudo Gestão em Rede: Prevenção da Mortalidade Materna e Neonatal tem melhorado a atenção dispensada “a parturientes de todas as classes sociais, por maior conhecimento de riscos”. Também resultou na capacitação de médicos ainda em formação e já no exercício das funções para o preenchimento devido da declaração de óbito. “Às vezes ela só três letras. Algo precisa ser modificado”, disse a Prof. Maria de Lourdes, coordenadora do trabalho, conduzido por pesquisadores da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). “Nós precisávamos também fortalecer a competência técnica para a vigilância epidemiológica do óbito materno, infantil e fetal. Existe uma inquietação que a Região Serrana tem os maiores indicadores, mas ela se mostrou como aquela que tem 100% de investigação das mortes maternas, ou seja, tem parâmetros de gestão diferenciado.”
O estudo contemplado na Chamada Pública FAPESC Nº 03/2012 MS-DECIT/CNPq/SES-SC envolveu 8 instituições e gerou a publicação de 13 artigos científicos, sem falar nas dissertações de mestrado e teses de doutorado com as quais tem relação. Um resumo sobre essa e outras 11 pesquisas foi apresentado em dezembro de 2016 no Seminário de Avaliação Final de Projetos da CP 003/2012. Depois que os relatórios finais foram entregues na FAPESC, a instituição divulgou uma síntese capaz de dimensionar os impactos dos investimentos feitos pelos governos estadual e federal. A planilha será analisada em detalhes pelo Grupo de Trabalho Avaliação de Projetos da Fundação.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support