Recuperação de usuários de drogas se consolida como programa da Estado

O governador Raimundo Colombo e Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), participaram do lançamento da terceira etapa do Programa Reviver – Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas no Estado. A iniciativa foi da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa e o evento ocorreu no dia 27 de março, em Florianópolis,.

Colombo também participou da abertura do seminário internacional para debater a cooperação entre o governo de Santa Catarina e Portugal no programa.

Foto: James Tavares/Secom
A terceira etapa do Reviver, conta com orçamento de R$ 8,7 milhões neste ano, já garantidos pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Social, e repassado para Secretaria de Estado da Saúde. Conforme o presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ismael dos Santos, o edital foi concluído no último dia 23. “Estamos na expectativa para saber quantas comunidades efetivamente se credenciaram e poderão receber o convênio de até R$ 10 mil por comunidade terapêutica”, informou.
Criado em 2013, com o apoio do Parlamento catarinense, o Reviver possibilita o credenciamento no governo estadual de comunidades terapêuticas voltadas à recuperação de dependentes químicos. Em contrapartida, as entidades recebem um auxílio financeiro do Estado. “Muito da violência que nos afeta e que é cada vez maior, decorre do problema de drogas. Temos que conscientizar as pessoas e qualificar o grupo de voluntários que através do tratamento da recuperação traz uma grande contribuição e oportunidades na recuperação de vidas. Então o Estado está investindo, buscando ainda mais resultado e eficiência. Neste terceiro ano do programa reconhecemos as conquistas e o trabalho de todos”, disse o governador. Nas duas edições anteriores, houve participação da FAPESC, porém a nova será ampliada e financiada com recursos de outras fontes.
Seminário
Para o presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc, Ismael dos Santos, o evento é muito importante. “Tivemos a oportunidade de estarmos em Portugal, conhecendo a estrutura e vimos que estão a nossa frente em relação ao acolhimento e, sobretudo na questão da legislação e prevenção às drogas. Certamente, temos muito a aprender com eles, inclusive numa perspectiva diferenciada no Brasil e Santa Catarina, que são as comunidades terapêuticas estatais. Queremos aprender, avançar e compartilhar o que conquistamos. Nos últimos três anos foram 15 mil acolhidos em Santa Catarina, o que nos dá ânimo e motivação”.
O seminário contou com a presença da professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal, Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade Barroso, do psicólogo Hélder Gonçalo Amorim Soares, de Lisboa e representantes de entidades atuantes no Estado, como o Núcleo de Reabilitação de Vidas, o Centro de Recuperação Nova Esperança e a Casa de Recuperação Água da Vida, entre outros.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação – Secom

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support