RECEPETI indica candidatos a estágio pós-doutoral na Espanha

Um grupo de 13 doutores vinculados a instituições e universidades de diferentes polos catarinenses pleiteia vagas para pesquisas em torno da gestão de habitats de inovação em seis instituições da Espanha, a partir de setembro de 2015. As oportunidades vêm do Programa Estágio Pós-Doutoral PCTI 2014 – Parques Tecnológicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC. Nomes de potenciais participantes foram levantados desde o início do ano pela Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), com o intuito de estimular a transferência de conhecimento a partir da experiência internacional em parques tecnológicos e centros de inovação.

Para o presidente da Recepeti, Rui Luiz Gonçalves, o programa é uma oportunidade para que os Centros de Inovação de Santa Catarina, em fase de implantação desde 2014 sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), tenham maior visibilidade internacional. A inserção de doutores atuantes no Estado em ambientes de excelência também irá ampliar o potencial de desenvolvimento dos centros catarinenses.

“A imersão de nossos doutores no ambiente de inovação da Catalunha, será mais um avanço para o desenvolvimento dos Centros de Inovação de Santa Catarina. Teremos mais 13 pesquisadores trabalhando pela causa da inovação e defendendo suas regiões, contribuindo para o seu desenvolvimento”, ressalta Gonçalves.

Seis instituições da Espanha já manifestaram o aceite para acolher os doutores de Santa Catarina. O caminho foi aberto por um termo de cooperação assinado em janeiro de 2015 entre a Recepeti e a Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT). As instituições são Parc de Recerca da Universidade Autônoma de Barcelona (PRUAB), Parc Científic de Barcelona (PCB), escola de negócios ESADE da Universidade Ramon LLull, Parc de Recerca Universitat Pompeu Fabra (UPF), Parque Científico de Alicante e Parque Científico e Tecnológico Agroalimentício de Lleida (PCiTAL).

A mediação entre os pesquisadores e os Parques da Catalunha teve a fundamental participação dos doutores Josep Miquel Piqué e Carmen Adán, da XPCAT. Os doutores que pleiteiam as vagas em Santa Catarina aguardam resultado da seleção da Capes, que será divulgado até 30 de junho.

Fonte: RECEPETI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support