Momento de celebração: equipe do Phyto Repellent no palco do Prêmio Univali de Inovação (Foto: Equipe Uninova)
A busca por alternativas sustentáveis para o controle do mosquito maruim em Santa Catarina é o ponto de partida de um projeto que vem recebendo destaque dentro e fora da comunidade científica. Desenvolvido por uma equipe da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o Phyto Repellent, criado com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) por meio do edital nº 36/2024 — voltado à investigação dos aspectos biológicos e ecológicos do maruim e ao desenvolvimento de medidas de controle e mitigação dos impactos causados pelo desequilíbrio populacional do inseto — conquistou o segundo lugar na categoria Produtos e Serviços do 8º Prêmio Univali de Inovação.
A pesquisa é coordenada pelo professor Valdir Cechinel Filho e conduzida pela mestranda Ana Paula Meira Sagaz, do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali, com coorientação de Ruth Meri Lucinda.

O projeto Phyto Repellent recebeu R$ 499.110,00 para pesquisas e ações que contribuem para estratégias de enfrentamento aos desafios de saúde pública no estado. O produto apresentado ao prêmio é resultado de estudos que selecionam plantas com efeito inseticida promissor e investigam seu potencial na formulação de repelentes naturais. “Temos uma seleção de plantas que tem mostrado ótimo efeito inseticida e estamos finalizando os estudos com o repelente também. O projeto conta com a participação de pesquisadores de universidades parceiras”, explica Ruth Meri Lucinda.
Para o diretor de Inovação da Univali, Fábio Zabot Holthausen, a premiação reforça o papel da universidade na criação de soluções alinhadas às demandas sociais. Ele destaca que o reconhecimento demonstra como a pesquisa aplicada pode gerar resultados relevantes.
“Projetos como o Phyto Repellent demonstram que ideias criativas têm potencial para promover avanços significativos e contribuir para o desenvolvimento regional. O prêmio amplia as oportunidades para que a inovação esteja presente no cotidiano acadêmico e na comunidade. O apoio da Fapesc tem sido essencial para o desenvolvimento da ciência e da inovação. A Univali, ao reconhecer iniciativas como esta, fortalece a cultura da inovação, estimula novas parcerias e apoia a transformação de ideias em resultados concretos que beneficiam a sociedade”, afirma.
A edição deste ano contemplou três categorias: Ideias Inovadoras, Produtos/Serviços e Prêmio Destaque. A cerimônia de premiação foi realizada em 25 de novembro, no Campus Professor Edison Villela, em Itajaí.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (47) 99104-6738