Projeto da ESAG ensina empreendedorismo para crianças

Ensinar noções de empreendedorismo e inovação para crianças de 8 a 12 anos de maneira lúdica é o objetivo do projeto ESAG Kids, criado na ESAG-UDESC (Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina). Em 2015, o projeto atendeu 300 crianças e este ano já chegou a 1300 – a meta era alcançar mil. O ESAG Kids está em andamento até maio de 2017 e tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital Universal, que contempla todas as áreas do conhecimento.
escola expressao visita esag - maio 16
O grupo formado por dois professores e quatro bolsistas (e muitas vezes reforçado por voluntários da Atlética ESAG) já promoveu oficinas em escolas de Florianópolis, Laguna e Balneário Camboriú, e também recebeu crianças na universidade em um pequeno tour. O coordenador do projeto, Prof. Eduardo Jara, conta que quase todas elas têm seu primeiro contato com a UDESC neste momento: “além de falar em empreendedorismo e inovação, o projeto proporciona memórias que ficarão por muito tempo gravadas nas histórias das crianças, e estas memórias são muito agradáveis e prazerosas, pois os pequenos são muito bem recebidos por acadêmicos, professores e servidores da UDESC”.
Nas oficinas, o professor questiona o que é empreendedorismo. “Na maioria das vezes ninguém opina nada, quando muito falam em abrir empresas. Nossa abordagem indica que empreender é realizar”, explica Eduardo Jara. A equipe tenta mostrar que as crianças podem desenvolver ações em diversas áreas, ajudando pessoas (empreendedorismo social), conservando o meio ambiente e a natureza (empreendedorismo verde), e até mesmo criando um produto ou serviço (empreendedorismo de negócios). O método se baseia em modelo de criação de startup, respeitando o ciclo planejamento – execução – avaliação. Para aplicar essa metodologia surgiram o A-E-I-O-U do Empreendedor e o Manual do Empreendedor Mirim, este último entregue a cada criança que participa do projeto.
aeiou do empreendedor
Para as dinâmicas também é usado o Canvas Kids, uma espécie de mural onde as crianças escrevem suas ideias e como colocá-las em prática. “Como nossa abordagem prima por princípios lúdicos, a tarefa mais difícil foi a do planejamento. Quando entramos em campo com as oficinas propriamente ditas, em todos os casos, as crianças tiveram ideias para construir no modelo Canvas Kids proposto”, explica o professor. As propostas são as mais variadas, desde a criação de objetos que leem pensamento, a criação de estrelas, o fim da corrupção, até maneiras de acabar com o frio, e outras mais viáveis, como parques aquáticos onde possam ser levados animais de estimação, pontos de ônibus com wi-fi e espaços para doações diversas (roupas, móveis, eletrodomésticos).
Os aspectos mais abordados pelo grupo são planejamento, empreendedorismo e realização, inovação, integração com a universidade e educação fiscal. O coordenador do projeto explica que “a ideia de sempre inovar para fazer melhor está de acordo com a criatividade das crianças e a percepção de que nada é impossível. Ao empreenderem inovando, elas terão mais chance de fazer com que seus planos sejam aceitos, pois buscar a inovação é buscar também uma qualidade de vida melhor para todos”. A equipe descobriu que a área da educação fiscal é uma das que mais precisam avançar, já que contribui para a formação dos cidadãos, e as crianças demonstram sensibilidade às causas sociais, para as quais elas acham que deveriam ser usados os impostos arrecadados com suas invenções.  “Poder mostrar à sociedade e aos kids que temos o apoio da FAPESC mostra que estamos investindo, enquanto sociedade, no conhecimento e na formação de uma nova geração de empreendedores”, destaca o professor.
Para o futuro, Jara explica que uma das idéias é criar rodadas de apresentação dos projetos, como uma Feira de Inovação e Empreendedorismo Mirim, que por ora é feita apenas virtualmente, na fanpage do projeto do Facebook. Outro objetivo é criar uma incubadora, a IncubaKids, para tentar realizar as idéias das crianças, etapa que no momento é realizada apenas como mentoria dos acadêmicos que acompanham as ações.
 
Por: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC
 
Fotos: Divulgação/Esag Kids

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support