Projeto catarinense é selecionado na Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+

A Biodiversa+, parceria co-financiada para a biodiversidade desenvolvida em conjunto pela BiodivERsA e a Comissão Europeia, publicou o resultado da Chamada Transnacional Conjunta Biodiversa+ (2021-2022).

Lançada em outubro de 2021, a chamada é destinada à proteção da biodiversidade e dos ecossistemas terrestres e marítimos, e contou com a adesão de 44 agências e instituições de fomento à CT&I sediadas em 34 países.

No Brasil, participaram da chamada o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), por meio de suas Fundações, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao todo, 209 pré-propostas elegíveis e 106 propostas completas foram submetidas e avaliadas por uma Comissão de Avaliação independente, que aprovou 36 projetos de pesquisa, dentre eles 4 projetos que possuem a participação de pesquisadores e Instituições de Pesquisa do Brasil: “BIO-JUST”, “BridgingVALUES”, “SponBIODIV” e “MicroEco”.

Acesse o resultado oficial publicado no site da Biodiversa+: https://www.biodiversa.org/1772

Conheça os quatro projetos aprovados que contam com a participação de pesquisadores e Instituições de Pesquisa do Brasil:

BIO-JUST – “Biodiversidade e proteção de ecossistemas impulsionados pela Justiça Ambiental”

Países envolvidos no projeto de pesquisa: Alemanha, Holanda, Brasil, França, Portugal e Espanha.

Pesquisadores da Universidade Federal do ABC (UFABC) que integram o projeto BIO-JUST receberão fomento do CNPq.

BridgingVALUES – “Conservação justa? Aproximando valores para uma governança equitativa da biodiversidade”

Países envolvidos no projeto de pesquisa: Espanha, Alemanha, Suécia, Suíça, Brasil e África do Sul.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que integram o projeto BridgingVALUES receberão fomento do CNPq.

MicroEco – “MicroEco Diversidade Microbiana, Serviços Ecossistêmicos do Microbioma do Solo e Conservação de Ecossistemas”

Países envolvidos no projeto de pesquisa: Finlândia, Sérvia, Estônia, Brasil, França, Itália e Espanha.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que integram o projeto MicroEco receberão fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

SponBIODIV – “Biodiversidade de esponjas marinhas dos genes aos ecossistemas: fornecendo conhecimento e ferramentas para gestão e conservação sustentáveis”

Países envolvidos no projeto de pesquisa: Portugal, Espanha, Suécia, Noruega, França, África do Sul, Grécia e Brasil.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que integram o projeto SponBIODIV receberão fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Confap

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support