Uma pesquisa desenvolvida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) traz importantes dados para subsidiar ações de empreendedorismo e de inovação no Noroeste catarinense. A revista e o e-book “Mapeamento do Ecossistema de Inovação de São Lourenço do Oeste – Caminho de oportunidades”, será lançada no dia 20 de junho, às 19h30. O projeto contemplado pela Fapesc foi desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São Lourenço do Oeste, e contou com o apoio do Observatório do Pollen Parque Científico e Tecnológico, de Chapecó.
A publicação destaca o potencial de inovação e empreendedorismo de São Lourenço do Oeste e apresenta de forma detalhada indicadores e dados da economia do município. Apresenta ainda, o grau de maturidade do ecossistema de inovação de São Lourenço e aponta caminhos de oportunidades para inovar e empreender.
O e-book e a revista fazem parte do projeto selecionado pelo Programa de Apoio à Ativação do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento da Cultura de Empreendedorismo Inovador – 2ª Edição. O projeto desenvolveu ações envolvendo os oito municípios do Noroeste catarinense: Coronel Martins, Galvão, Irati, Jupiá, Novo Horizonte, Quilombo, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.
O coordenador do projeto, diretor geral do campus de São Lourenço do Oeste do IFSC, Daniel Carossi, explica que uma série de ações foram desenvolvidas na região, com o objetivo de levar conhecimento à comunidade e contribuir com a ativação do ecossistema de inovação. Entre elas estavam oficinas, cursos na área de robótica, visitas técnicas a centros de inovação como o Pollen Parque Científico e Tecnológico, e a empresas de tecnologia, além de palestras com temas relacionados à inovação. Ao longo do processo, entidades de São Lourenço do Oeste se uniram e criaram um Movimento de Inovação no município.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destaca o trabalho liderado pelo professor Daniel e que servirá de balizamento para os próximos passos. “Espero que sirva de alavanca para os próximos projetos, para as próximas oportunidades identificando e sanando as necessidades específicas e assim uma distribuição melhor e mais uniforme dos recursos”.
Carossi afirma ainda que o projeto contemplado foi um marco na história do empreendedorismo e da inovação regional, pois se trata do primeiro aprovado em editais da Fapesc. E que por meio dele, houve a possibilidade de conectar entidades, instituições de ensino, estudantes, professores e empreendedores em torno do assunto.
“Por meio do apoio da Fapesc, conseguimos levar para o interior do estado projetos e ações como o que desenvolvemos em nossa região. Temos grandes potenciais no estado e a atuação da Fapesc vem para fomentar esse networking, poder conectar pessoas e novas ideias e mostrar que temos possibilidade de inovar nos eixos produtivos da nossa região”, salienta Carossi. “Foi um projeto que, sem dúvidas, deixou uma grande contribuição para São Lourenço do Oeste e região. Rodamos ele em oito municípios, com cerca de 55 mil habitantes e conseguimos levar diversas ações de inovação”, complementa.
Mais informações para a imprensa:
Milena Nandi
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828