Projeto apoiado pela Fapesc resulta no mapeamento do ecossistema de inovação de São Lourenço do Oeste

Iniciativa foi a primeira de São Lourenço do Oeste contemplada com fomento da Fundação
Foto: Arquivo Prefeitura de SLO

Uma pesquisa desenvolvida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) traz importantes dados para subsidiar ações de empreendedorismo e de inovação no Noroeste catarinense. A revista e o e-book “Mapeamento do Ecossistema de Inovação de São Lourenço do Oeste – Caminho de oportunidades”, será lançada no dia 20 de junho, às 19h30. O projeto contemplado pela Fapesc foi desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus de São Lourenço do Oeste, e contou com o apoio do Observatório do Pollen Parque Científico e Tecnológico, de Chapecó.

A publicação destaca o potencial de inovação e empreendedorismo de São Lourenço do Oeste e apresenta de forma detalhada indicadores e dados da economia do município. Apresenta ainda, o grau de maturidade do ecossistema de inovação de São Lourenço e aponta caminhos de oportunidades para inovar e empreender.

O e-book e a revista fazem parte do projeto selecionado pelo Programa de Apoio à Ativação do Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação e Desenvolvimento da Cultura de Empreendedorismo Inovador – 2ª Edição. O projeto desenvolveu ações envolvendo os oito municípios do Noroeste catarinense: Coronel Martins, Galvão, Irati, Jupiá, Novo Horizonte, Quilombo, São Bernardino e São Lourenço do Oeste.

O coordenador do projeto, diretor geral do campus de São Lourenço do Oeste do IFSC, Daniel Carossi, explica que uma série de ações foram desenvolvidas na região, com o objetivo de levar conhecimento à comunidade e contribuir com a ativação do ecossistema de inovação. Entre elas estavam oficinas, cursos na área de robótica, visitas técnicas a centros de inovação como o Pollen Parque Científico e Tecnológico, e a empresas de tecnologia, além de palestras com temas relacionados à inovação. Ao longo do processo, entidades de São Lourenço do Oeste se uniram e criaram um Movimento de Inovação no município.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destaca o trabalho liderado pelo professor Daniel e que servirá de balizamento para os próximos passos. “Espero que sirva de alavanca para os próximos projetos, para as próximas oportunidades identificando e sanando as necessidades específicas e assim uma distribuição melhor e mais uniforme dos recursos”.

Carossi afirma ainda que o projeto contemplado foi um marco na história do empreendedorismo e da inovação regional, pois se trata do primeiro aprovado em editais da Fapesc. E que por meio dele, houve a possibilidade de conectar entidades, instituições de ensino, estudantes, professores e empreendedores em torno do assunto.

“Por meio do apoio da Fapesc, conseguimos levar para o interior do estado projetos e ações como o que desenvolvemos em nossa região. Temos grandes potenciais no estado e a atuação da Fapesc vem para fomentar esse networking, poder conectar pessoas e novas ideias e mostrar que temos possibilidade de inovar nos eixos produtivos da nossa região”, salienta Carossi. “Foi um projeto que, sem dúvidas, deixou uma grande contribuição para São Lourenço do Oeste e região. Rodamos ele em oito municípios, com cerca de 55 mil habitantes e conseguimos levar diversas ações de inovação”, complementa.

Mais informações para a imprensa:

Milena Nandi

Assessoria de Imprensa

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc

E-mail: milena.nandi@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (49) 98878-7828

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support