Professora inglesa fala na UNIVALI de Itajaí

A pesquisadora Anne Mandy, professora da Universidade de Brighton, ministrará uma palestra sobre tecnologia assistiva e mobilidade de pessoas com deficiência física, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A vinda de Anne é fruto da parceria do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Gestão do Trabalho e do curso de Fisioterapia da Univali com a universidade britânica, no desenvolvimento de pesquisas sobre o tema. O evento ocorre dia 8 de junho, às 14h, no auditório do bloco E1 do Campus Itajaí. A palestra é gratuita e reunirá comunidade acadêmica, profissionais e entidades da região. Para se inscrever, clique aqui.
Anne Mandy
A tecnologia assistiva é uma área com característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. De acordo com Fabíola Hermes Chessani, pesquisadora do tema e professora dos cursos de Fisioterapia e do mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho da Univali, no Brasil, o tema ainda é relativamente novo no Brasil. Por isso, as pesquisas enfatizam a necessidade do envolvimento de profissionais especializados em diferentes áreas, para o trabalho com pessoas com deficiência.
?O Brasil ainda é muito incipiente na tecnologia assistiva, mas existe uma grande parcela da população que pode e deve ter acesso a estes novos equipamentos, recursos e métodos. Não se trata de algo impossível, o primeiro passo é conhecermos, para desenvolvermos e adaptarmos a nossa realidade?, defende Fabíola.
Cadeira de rodas inovadora para hemiplégicos
Anne é professora associada ao Centro de Pesquisa em Saúde e Escola de Ciências da Saúde e diretora adjunta de Pós-Graduação de Pesquisa de Brighton Doutorado. Ela desenvolveu o protótipo de uma cadeira de rodas inovadora, que permite mais mobilidade e autonomia, principalmente aos hemiplégicos, pacientes que possuem um lado do corpo paralisado e bastante debilitado.
A cadeira criada por Anne é mais leve, possui adaptações que permitem que o deficiente físico manobre apenas com um lado do corpo, além de garantir o acesso a locais estreitos, com possibilidade de realizar curvas em ângulos mais fechados. O Sistema Nacional de Saúde Britânico colocará a cadeira de rodas em entidades e hospitais ingleses, por um período, para testes práticos com pacientes.
Junto com a pesquisadora, estará Stephen Hill, engenheiro e gerente de desenvolvimento da Neater Solutions, empresa parceira no desenvolvimento da cadeira e de outros equipamentos de tecnologia assistiva.
Teste do Inmetro reprova cadeiras de rodas do Brasil
O último teste realizado em cadeiras de rodas pelo Instituo Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) foi há mais de três anos. Na época, todas as oito marcas analisadas apresentaram algum tipo de problema. Neste ano, foi colocado em consulta pública a proposta de regulamento para a certificação compulsória das cadeiras de rodas, para que elas atendam requisitos técnicos de fabricação, importação e comercialização no país. A proposta tem como objetivo melhorar o desempenho do produto, mas ainda deve ser analisada antes do lançamento da portaria definitiva para adequação do setor.
Fonte: Natália Uriarte Vieira
Coordenadoria de Marketing e Comunicação