Presidentes das FAPs elegem nova diretoria do CONFAP por aclamação

No segundo dia do Fórum CONFAP, 10 de março, foi eleita a nova diretoria do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). A nova presidente será Maria Zaira Turchi, que preside a FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e ocupou a vice-presidência do CONFAP nos últimos dois anos. A vice-presidência ficará a cargo de Claudio Furtado, que está à frente da FAPESQ (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba) e ocupou a função de diretor regional do Nordeste no CONFAP (currículos resumidos ao final).  O mandato deles vai de março de 2017 a março de 2019 e sucede duas gestões de Sergio Gargioni, que segue no CONFAP por ser membro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina).

Logo no início dos trabalhos desta sexta-feira, o presidente da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco) , Abraham Benzaquem Sicsu, anunciou para maio o lançamento de nova chamada pública, desta vez envolvendo também ações de inovação, com entidades francesas e FAPs do nordeste, além de parceiros como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Segundo Alex Oliveira, presidente da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão), também será lançado neste ano outro edital, no âmbito do programa Guyamazon, que envolve Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados do Amapá (Fapeap), Amazonas (Fapeam), Maranhão (Fapema), e Pará (Fapespa).
Vale lembrar que o fórum foi precedido por uma sessão informativa que reuniu dirigentes de FAPs e de entidades europeias, entre elas Luciana da Silva Santos, da direção geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia;  Laura Maragna, do Setor de CTI da delegação da União Europeia no Brasil; Charlotte Grawitz, representante nacional da EURAXESS Brazil, e Ana Rossetto, representando a Sociedade Portuguesa de Inovação.
Modelos
Após as eleições e demais deliberações sobre temas variados  no dia 10 de março, o fórum foi encerrado em São Paulo, mas parte de seus participantes visitaram à tarde o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), incubadora de empresas tecnológicas instalada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Cidade Universitária da USP, a fim de conhecer algumas das pesquisas realizadas por empresas com o apoio da FAPESP.

Currículos resumidos
Maria Zaira Turchi
É graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Letras pela PUC/RS (1999) com Doutorado Sanduíche no Centre de Recherches Sur L’Imaginaire, Universidade de Grenoble/França. É professora Titular da Universidade Federal de Goiás, tendo exercido as funções de Coordenadora do Programa de
Pós-Graduação em Letras e Lingüística; Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG; Diretora da Faculdade de Letras; Editora da Revista Signótica da Faculdade de Letras/UFG. Foi Vice-Presidente da ANPOLL – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística. É membro do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Goiás. Atua em pesquisa nas áreas de Literatura e Antropologia do Imaginário, Leitura e Formação do Leitor, Literatura Infantil e Juvenil.

Claudio Furtado
Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: defeitos topológicos, fases geométricas, computação quântica, fundamentos de mecânica quântica, variáveis de loop, modelos análogos gravitacionais na matéria condensada e aplicações de teoria de campos em espaços curvos à matéria condensada. Temas sobre os quais  publicou mais de 100 artigos em revistas internacionais. Orientou diversas  teses e dissertações. Atualmente é pesquisador nível 1C do CNPQ. Atua como árbitro em diversas revistas internacionais da área de física. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ-PB, onde permanece até o presente momento. Atua como Conselheiro nos seguintes órgãos ligados a C,T& I:  SEBRAE-PB, Conselho da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Conselho do Instituto de Inovação Telmo Araújo e Conselho estratégico do Instituto Becker.

Fonte:  Coordenadoria de Comunicação do CONFAP