Publicado em 29/09/2023
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Wagner Pinto, participa do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
:: NOVO! Acesse o canal da Fapesc no WhatsApp
Realizado entre quarta-feira (27) e sábado (30), em Santarém, no Pará, o evento reúne presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além de entidades e agências nacionais e internacionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). O foco das discussões está nos temas prioritários da política científica e tecnológica do Brasil, bem como nos desafios da região Amazônica.
O presidente da Fapesc reforçou a importância do encontro. “É um momento de troca de experiências entre as fundações e também de comunicação com os órgãos de fomento como Finep, Capes e CNPq. Muitos assuntos foram abordados, sendo que o foco evidente foi em tecnologias voltadas aos ODSs [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável] da ONU e boas práticas de ESG [governança ambiental, social e corporativa]”, reforçou. “Claro, por ser no ambiente amazônico, muito foi discutido sobre este bioma único no mundo. Um dos destaques, então, como não poderia deixar de ser, foi o lançamento da segunda chamada da iniciativa Amazônia+10, uma iniciativa do Confap, que nesta edição contempla expedições para mapeamento da região amazônica”, disse Fábio.
Com informações de Gustavo Pêna da Fapespa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Altair Magagnin Jr / altair.magagnin@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 98802-5794