Polo tecnológico de Florianópolis recebe comitiva de Berlim para promoção de negócios

Na segunda-feira, 21/09, Florianópolis recebeu uma delegação formada por representantes de empresas e de instituições de pesquisa da região de Berlim-Brandeburgo, na Alemanha, interessados em fazer projetos conjuntos com empresas catarinenses. A visita é uma atividade paralela ao 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre de 20 a 22 em Joinville.
Depois de conhecer os laboratórios da Fundação CERTI, instituição facilitadora das conversas entre alemães e catarinenses, o grupo alemão conduziu na Incubadora CELTA um workshop voltado para empresários catarinenses interessados em se instalar na região de Berlim.
berlim visita 2
“Queremos mostrar as vantagens que o ecossistema de Berlim possui e todos os benefícios que o governo do estado está disposto a oferecer às empresas de Santa Catarina. Acreditamos que as duas partes sairiam ganhando muito com projetos transnacionais”, opina Barbara Staib, do Departamento de Economia, Tecnologia e Pesquisa do Governo de Berlim, que apresentou parte do workshop.
A delegação alemã foi encabeçada pela agência Berlin Partner – instituição público-privada responsável por promover a cooperação internacional das empresas da região de Berlim que viu no ecossistema de Santa Catarina um grande potencial para colaboração científica e tecnológica de inovação.
Em outubro de 2014, foram assinados em Florianópolis acordos de cooperação entre o Estado de Berlim e Santa Catarina, e entre FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Fundação CERTI e Berlin Partner. A área de maior interesse dos alemães é a de fotônica, cujas aplicações incluem telecomunicações, tecnologias militares, robótica, processamento de informações, agricultura, metrologia e medicina.
“No acordo assinado em 2014, a FAPESC se comprometeu a apoiar novos projetos de empreendedores catarinenses, que tenham interesse em instalar suas empresas no estado de Berlim. Provavelmente a seleção será feita por meio de edital. Uma das vantagens é a possibilidade de atuar em todos os países da Europa”, diz Randolfo Decker,  coordenador de projetos da FAPESC, que estava na comissão de recepção aos alemães.
O 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã Bundesverband der Deutchen Industrie (BDI), é realizado anualmente desde 1982 de forma alternada, sendo um ano no Brasil e outro na Alemanha. Neste ano, a FIESC é responsável pela organização e iniciativas para atrair visitantes alemães.
Confira as apresentações feitas pelos alemães (material em inglês):

 
Fonte: Fundação CERTI, com adaptações.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support