Resultados de estudos desenvolvidos com recursos via edital Fapesc e Casan serão apresentados durante evento. (Fotos: Divulgação/Projeto Recupera Restinga)

Os resultados de 20 pesquisas direcionadas à melhoria do ambiente da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, serão apresentados na segunda e na terça da próxima semana, 18 e 19, na unidade da Companhia Catarinense de Águas e Abastecimento (Casan), no Estreito, em Florianópolis. Os estudos foram desenvolvidos por grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com fomento do Governo do Estado, por meio da Casan e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Parte dos trabalhos é contratada via Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc).

A força-tarefa foi formada após o acidente com a Lagoa de Evapoinfiltração do Sistema de Esgoto da Lagoa da Conceição.

Entre os temas dos projetos desenvolvidos e apresentados em evento na próxima semana estão o monitoramento de parasitos de veiculação hídrica e microplástico; a avaliação toxicológica das possíveis fontes de poluição da Lagoa de Conceição; a recuperação da vegetação de restinga e a avaliação da presença e diversidade do “mirtilo-brasileiro”, pequeno fruto presente na vegetação de dunas.

O encontro poderá ser acompanhado on-line pelo link.

Colaboração Assessoria de Imprensa da Casan

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

comunicacao@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (48) 98802-5794