A base de dados do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina (IFFSC) compõe estudo sobre levantamento global de número de árvores existentes em todos os biomas. Os resultados do estudo (“Mapping tree density at a global scale“) foram publicados nesta quarta-feira (02-09), na revista americana “Nature”, que é a revista científica de maior público no mundo e foi noticiado em vários órgãos da imprensa, como os jornais “Guardian” e “Science” e “Ciência Hoje“.
O professor Alexander C. Vibrans, do Curso de Engenharia Florestal da FURB, co-autor do estudo e coordenador do IFFSC, explica que um grupo de mais de 30 cientistas elaborou, pela primeira vez, um mapa contendo estimativas do número total de árvores existentes por km², baseadas em imagens de satélite e mais de 429.000 parcelas medidas no campo em 50 países.
O trabalho chegou ao número de 3.04 trilhões de árvores, das quais cerca de 300 bilhões encontram-se no Brasil, equivalentes a 1.494 árvores por habitante, enquanto a média mundial é de 422 árvores per capita. Levantamentos globais como este são essenciais para estimativas do estoque e da dinâmica de carbono e de suas alterações causadas pelas mudanças climáticas.
Para Vibrans, a participação do IFFSC neste estudo liderado por cientistas da Escola de Florestas da Universidade Yale nos EUA, é o reconhecimento da qualidade e do pioneirismo do inventário das florestas catarinenses realizado pela FURB desde 2007, com recurso da FAPESC. Da FURB participam do projeto IFFSC atualmente os professores André L. de Gasper, Lauri A. Schorn, Julio C. Refosco, Jackson R. Eleotério e Rubens Marschalek.
O IFFSC começou em 2007 e passou a ser um programa permanente do governo estadual. Realizado pela FURB em parceria com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), a UFSC (Universidade Federal de Santa Catrina) e a Epagri, com recursos da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Fonte: Notícias da FURB