Entre os dias 27 e 28 de agosto, será realizado em São Paulo o terceiro Fórum Nacional do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) de 2015. Um dos assuntos discutidos pelos presidentes de FAPs será a cooperação internacional, que tomará conta da pauta no segundo dia de fórum e será o foco de uma reunião prévia com os diretores científicos ou equivalentes, no dia 26 de agosto.
Na primeira reunião serão avaliadas as atividades em parceria com o Fundo Newton, que foi lançado no Brasil no ano passado e trouxe aos brasileiros diversas oportunidades para desenvolver estudos internacionais com parceiros britânicos. “Este ano de 2015 tornou-se um ano estratégico na medida em que as atividades planejadas em 2014 começaram. Temos 6 grandes atividades em andamento simultaneamente”, diz Mario Neto Borges, coordenador da área internacional do CONFAP. Ele conduzirá a reunião ao lado de Diego Arruda, Gerente do Fundo Newton no Brasil.
A abertura do fórum será no dia 27 de agosto, às 9h, e está sendo organizada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Neste primeiro dia está prevista uma mesa redonda com as agências federais e uma avaliação do cenário da CTI no Brasil. Também será discutido o Projeto de Lei 2177/11, que institui o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, e tramita no Senado.
Durante todo o dia 28, serão analisados os programas de parcerias internacionais, bem como a evolução dos programas em andamento e das novas possibilidades, que crescem a cada ano e de forma cada vez mais intensa. “Neste ano apareceu a possibilidade de parceria com os demais países dos BRICS, o que pode aumentar ainda mais o portfólio internacional do CONFAP que já inclui França, Irlanda, EU e USA”, resume Mario Neto Borges. Um exemplo é a assinatura recente de acordo entre o CONFAP e a RFBR (Fundação Russa para Pesquisa Básica).