O pesquisador Rodrigo Castelan Carlson, do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), teve seu projeto selecionado por edital internacional do Fundo Newton, por meio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do CONFAP (Conselho nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Ele desenvolverá um estudo sobre Sistemas Cooperativos e Flexíveis de Transporte Coletivo, em parceria com pesquisadores da Universidade de Glasgow, durante um ano. Nesta oportunidade, os britânicos vêm ao Brasil para desenvolver projetos conjuntos com os brasileiros.
O objetivo do projeto é desenvolver o conceito desses sistemas, em que as rotas e horários dos veículos de transporte coletivo são flexíveis e determinados em tempo real em função da demanda dos usuários. A parceria surgiu na Universidade Técnica de Creta, onde os dois pesquisadores foram colegas de doutorado. “Esse edital do Fundo Newton foi uma ótima oportunidade para voltarmos a colaborar”, diz Rodrigo.
A principal contribuição do projeto será no desenvolvimento de algoritmos para o roteamento e despacho dos veículos em tempo real, apoiada pelos avanços na área de automação veicular e sistemas de comunicação. Para o pesquisador brasileiro, “um transporte coletivo baseado em um sistema cooperativo e flexível beneficia os usuários e é especialmente vantajoso para aquele que se deslocam para áreas mal servidas pelo sistema convencional que tem horários e rotas rígidas”.
Outros cinco projetos da UFSC foram contemplados na mesma chamada por meio da FAPESC. Os pesquisadores vão desenvolver estudos conjuntos com britânicos, que vêm ao Brasil por períodos que variam de duas semanas a quatro anos. A chamada Fellowships, Research Mobility and Young Investigator foi lançada em 2015 em parceria com as Academias Britânicas no escopo do Fundo Newton. Em chamada anterior, pesquisadores brasileiros já foram selecionados para estudar no Reino Unido.
Por: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC