Circuito Tecnova levou informações sobre o Programa Tecnova 3, em encontros na Unesc e na Satc (Fotos: Marciano Bortolin/Unesc e Lucas Jorge/Satc)

O Sul de Santa Catarina recebeu nesta sexta-feira, 12, o Circuito Tecnova. Em encontros com empreendedores de Criciúma e região, gestores da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) apresentaram o Programa Tecnova 3, que vai conceder mais de R$ 30 milhões em fomento para projetos de produtos, bens, serviços e processos inovadores em micro, pequenas e médias empresas.

O edital do Tecnova 3 é desenvolvido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Em Santa Catarina, a Fapesc é responsável pela execução do programa.

O roteio de divulgação o Tecnova 3 em Criciúma iniciou pela manhã na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Durante o encontro, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto e a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valeska Tratsk, apresentaram o edital 11/2024 e tiraram dúvidas dos empreendedores e acadêmicos. O evento teve a presença da reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, da Pró-Reitora Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão na Unesc, Gisele Coelho Lopes e do assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Acafe, Adriano Rodrigues. À tarde, os gestores da Fapesc dialogaram com empreendedores e estudantes no Centro Universitário Satc (UniSatc). O evento teve a presença do reitor, Carlos Antônio Ferreira.

O presidente da Fapesc salienta que o edital gera oportunidades para um número expressivo de empresas catarinenses, já que está aberto para a participação de empreendimentos que faturaram de zero até R$ 16 milhões em 2023. “O programa não tem necessariamente um foco na micro, na pequena ou na média empresa. É o melhor projeto que ganha. Vemos no histórico do Tecnova 1 e 2 muita diversidade entre as empresas que tiveram as propostas selecionadas. Desde startups que estão começando até empresas já consolidadas. Projetos desde resíduos sólidos até satélites”, comenta.

A diretora de CTI da Fapesc reforça a importância deste movimento da Fapesc em ir nas diferentes regiões catarinenses para apresentar o Programa Tecnova 3. “Em evento encontramos pessoas realmente interessadas em aproveitar esta grande oportunidade que o Governo do Estado, em conjunto com a Finep, está trazendo novamente para as empresas catarinenses. Apresentamos o edital, tiramos dúvidas e ouvimos os empreendedores. Isso nos ajuda a aprofundar o conhecimento sobre as peculiaridades de cada região e aproximar a Fapesc cada vez mais dos cidadãos”.

O Circuito Tecnova em Criciúma teve ainda a presença da gerente de Ciência e Pesquisa da Fapesc, Larissa Waskow; da gerente de Tecnologia e Inovação, Sônia Bernardini; da gerente de Eventos em CTI, Virginia Silva Machado; do Assessor de Planejamento e Programas Estratégicos, Marcos Oliveira e da coordenadora de Projetos e responsável pelo edital do Programa Tecnova 3, Mariana Mezzaroba.

Circuito Tecnova

Na próxima semana, o Circuito retornará ao Norte do estado, com encontros durante o Finep Day, na terça-feira, 16, às 8h30, no Centro Empresarial de Blumenau, e na quarta-feira, 17, às 8h30, no Instituto Senai de Tecnologia em Mobilidade Elétrica e Energias Renováveis em Jaraguá do Sul.

O Circuito Tecnova iniciou em 5 de abril e já passou por diversos municípios catarinenses, dialogando com empreendedores de Luzerna, Herval D´Oeste, Joaçaba, Caçador e Videira, no Meio Oeste; Joinville e Brusque, no Norte; e Criciúma, no Sul do estado.

Programa Tecnova 3

No Tecnova 3, Santa Catarina, ao lado do Paraná, possui o maior orçamento do Brasil para o programa (cada um com subvenção econômica de R$ 30.120.000,00). O valor desta edição é maior que a soma dos dois editais anteriores em Santa Catarina.

Juntos, o Tecnova 1 e 2, beneficiaram 80 projetos de empresas com sede em Santa Catarina. Para a terceira edição, o número de propostas selecionadas também aumentou, podendo chegar a 60. Outra novidade do programa em 2024 é que além do valor de subvenção econômica principal, cada empresa poderá optar por receber recursos de até R$ 75 mil para investir em aceleração e até R$ 27 mil para utilizar em projetos de internacionalização.

Os projetos submetidos para o processo de seleção do Programa Tecnova 3 devem solicitar valores de, no mínimo, R$ 477 mil e, no máximo, R$ 702 mil – esses valores contemplam os recursos de aceleração e de internacionalização. As empresas beneficiadas darão um percentual mínimo de contrapartida, de acordo com a sua receita operacional bruta em 2023.

Os interessados em submeter propostas no edital 11/2024 poderão fazer pelo sistema SIGFapesc até 27 de maio de 2024.

Confira o edital Programa Tecnova 3

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br