Maratona de visitas à França termina com planos de parcerias

Quase 40 apresentações e 30 visitas a instalações de entidades francesas, ao longo de seis dias, deram um panorama realista aos participantes da delegação integrada por membros do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Eles conheceram laboratórios e outros organismos de pesquisa em Paris, Montpellier e Bordeaux, entre os dias 14 e 19 de novembro, acompanhados pelo Dr. Philippe Martineau, responsável pela Cooperação Científica, Universitária e Tecnológica da Embaixada da França, promotora da missão.
missao-franca-dia-18
Chamou muita atenção a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos no Vectopole, sob coordenação de Frederic Simar. Ele é o líder de uma equipe – na qual estão duas doutorandas brasileiras – que, entre outras coisas, investiga vetores de doenças como zika, malária, dengue e chicungunha. Sobre o Aedes aegypti, alertou que seus ovos resistem a voos internacionais e por isso há casos registrados das doenças por ele transmitidos em Paris e outras cidades europeias. Disse preferir apostar no controle da propagação dos vetores, mais do que no tratamento dos males causados por eles. A dengue, por exemplo, manifesta-se de tantas formas que uma vacina teria de proteger contra pelo menos quatro tipos de infecções.
Além da saúde humana e animal, foram abordados temas como inovação (em diversos centros e incubadoras ligados a universidades de renome), cultivo de cana de açúcar em estufas (no Visacane); contaminação das águas (na Casa das Ciências das Águas); e biodiversidade (em unidades do CIRAD como a de Florestas e Sociedades, bem como o Ecotrons, do CNRS – Centre Nationnal de la Recherche Scientifique). Vale destacar também a química dos materiais, fotônica e vitivinicultura entre as várias apresentações feitas durante a Jornada Franco-Brasileira, na Universidade de Bordeaux.
Interesses universais
“Houve possibilidade de conhecermos boa parte dos agentes da pesquisa na França, e surpreendentemente muitos falavam português, já que a cooperação entre nossos países é antiga”, disse Sergio Gargioni, presidente do CONFAP e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). “Vimos a competência referentes a clima e outros temas universais. Descobrimos que há ações que podem ser implementadas, mesmo que os recursos financeiros sejam limitados de ambos os lados, e o CONFAP pode ser o veículo dessa relação.”  A França prima pelo trabalho em redes e pode ser boa conexão para o resto da Europa, segundo Gargioni, que lembrou do acordo assinado em 2016 com o ERC (European Research Council), capaz de potencializar a parceira a médio prazo.
A missão iniciou no Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa, em Paris, no dia 14 de novembro, e terminou em Bordeaux, no sábado (19).  A partir dela, presidentes de FAPs analisarão, agora com mais informações, oportunidades de cooperação a exemplo do que já existe com o INRIA , no campo da Informática e Automação. A primeira parceria do CONFAP como CNRS data de 2011 e foi renovada recentemente, abrindo caminho para ações específicas em cada estado.
A delegação do CONFAP teve representantes de 9 fundações: Sergio Gargioni,  presidente do CONFAP e da FAPESC;  Maria Zaira Turchi, presidente da FAPEG; Mary Guedes, diretora-presidente da FAPEAP;  Eduardo José Monteiro da Costa, presidente da FAPESPA; Abraham Benzaquen Sicsú, presidente da FACEPE; Odir Antonio Dellagostin, presidente da FAPERGS e seu diretor técnico-científico Érico Marlon de Moraes Flores; Alex Oliveira de Souza, presidente da FAPEMA; Fábio Guedes Gomes, diretor-presidente da FAPEAL; e Euclides de Mesquita Neto, coordenador da área de Engenharia da FAPESP.  Acompanharam também a missão o secretário executivo de CONFAP, Luiz Carlos Nunes, e a coordenadora de comunicação do CONFAP, Heloisa Dallanhol.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support