Em abril, a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) começou a contratar os 112 grupos selecionados no edital do Programa de Apoio à Pequisa (PAP Externo) para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que distribuirá R$ 3,6 milhões em recursos para ações em 2017 e 2018.
O depósito dos recursos será feito diretamente nas contas bancárias dos líderes dos grupos de pesquisa, por meio do mecanismo de outorga direta, agilizando os processos.
Neste edital, foi permitida a compra de passagens e de inscrições para apresentação de resultados de pesquisas em congressos científicos realizados no território nacional, com limite de até 10% do valor total recebido.
Os grupos selecionados atuam em 11 centros da Udesc, com estudos de temas como recursos florestais, solos, indústria de alimentos, organizações, métodos numéricos, processamento elétrico e ensino de história.
Além do PAP Externo, a universidade tem outros programas de apoio à pesquisa, como o de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven), o de Iniciação à Pesquisa (Pipes), o Institucional de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIC&DTI) e o de Apoio à Divulgação Intelectual (Prodip).
Iniciativa pioneira
Esta edição do PAP Externo foi a terceira chamada conjunta entre a Udesc e a Fapesc, uma iniciativa pioneira no Brasil. Desta vez, porém, todos os recursos virão da universidade, pois a fundação não teve condições de repassar sua contrapartida, de R$ 1,8 milhão.
A Fapesc mantém a parceria com a Udesc realizando a análise e a avaliação dos projetos e concedendo o termo de outorga aos líderes dos grupos de pesquisa. Além disso, a fundação poderá aportar recursos suplementares durante a vigência deste edital se tiver disponibilidade financeira.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010