Mais de 900 pessoas participam do Senafrut em São Joaquim

Gerson Bortoluzzi, diretor operacional da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), integrou a mesa de autoridades da décima segunda edição do Seminário Nacional sobre Fruticultura de Clima Temperado. Promovido em São Joaquim, nos dias 14, 15 e 16 de junho, o Senafrut teve apoio financeiro do governo estadual, por meio do edital PROEVENTOS e reuniu palestrantes de países como Argentina, Chile e Itália.
gerson
Segundo a partir da esquerda, Gerson Bortoluzzi prestigiou evento em sua cidade natal, São Joaquim
O evento teve exposições, feiras, negócios e palestras sobre diversos assuntos como manejo das plantas, importação de frutas, fitossanidade, mercado do agronegócio, mecanização, produtividade e novidades no setor da fruticultura. Os estandes despertaram a curiosidade de engenheiro agrônomo Mario Angelo Vidor, assessor de Gestão de Pesquisa na FAPESC, com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Recursos Fitogenéticos pela Universidad Politécnica de Madrid. “Santa Catarina é quarto maior produtor de frutíferas de clima temperado no Brasil e a cadeia produtiva da maçã oferece 150 mil empregos, entre diretos e indiretos,” diz Vidor, que é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e tem experiência em Recursos Genéticos Vegetais e Fisiologia de Plantas.
senafrut mario
A maçã gera mais de 40 mil empregos com ocupação de uma área de 12 mil hectares e produção de 400 mil toneladas por ano, respondendo por cerca de 70% do movimento econômico de São Joaquim.
Este município é o maior produtor nacional de maçã com mais de 50% da produção catarinense e quase 40% da produção nacional. A estimativa é que a região da Amures seja responsável por uma movimentação econômica de quase R$ 2 bilhões por ano, só em torno da atividade da fruticultura de clima temperado.
Gerson Bortoluzzi nasceu em São Joaquim e representou o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, no Senafrut. O evento é uma realização Epagri, promovido pela Prefeitura de São Joaquim, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e ADR São Joaquim, Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (AMAP), Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (ASSEA) e Embrapa.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC