Único Jardim Botânico instalado dentro de uma universidade catarinense completa 15 anos de contribuição à pesquisa, conservação da biodiversidade e educação ambiental no campus da Univille em Joinville
Por Diego Porcincula – Univille
Fotos Leandro Moreira – Univille
imprensa@univille.br
Há 15 anos as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Jardim Botânico da Universidade da Região de Joinville (Univille) fortalecem o DNA comunitário da instituição catarinense localizada no Norte do Estado.
Desde 2007 muita coisa mudou. Foi preciso investimento e dedicação para o projeto sair do papel, ganhar novos atrativos e conquistar os visitantes. Hoje, quem visita o espaço pode conhecer a trilha suspensa na floresta, ou ainda, a Serraria dos Kohn, uma edificação típica da região, tombada pelo patrimônio histórico da cidade e reconstruída no Jardim Botânico.
Nos últimos anos foram criadas coleções de plantas vivas, abrigadas no Horto de Plantas Medicinais e Tóxicas, Cactário, Epifitário, Casa de Sementes e nos jardins temáticos, como o Jardim Vertical, Jardim das Mulheres, Jardim das Gimnospermas, Jardim das Raulinoas (com plantas ameaçadas de extinção) e a Alameda das Palmeiras.
A professora Karin Esemann de Quadros, coordenadora do Jardim Botânico, lembra que desde o início o trabalho foi intenso para garantir o cumprimento dos objetivos de conservação da biodiversidade, a identificação das espécies de vegetação nativa, a preservação do patrimônio genético das plantas e a realização de atividades de educação ambiental.
“Acompanhei a evolução e as conquistas desde o começo. Do projeto inicial ainda há muito para ser executado. Como toda grande obra, existem limitações, mas esperança de um futuro promissor. Um Jardim Botânico é sempre uma obra inacabada, pois sempre podemos construir novos espaços, agregar outras coleções e fazer mais pesquisas”, finaliza a coordenadora.
Além do espaço dentro do câmpus universitário, o Jardim Botânico está inserido em ações e projetos de educação ambiental e eventos que acontecem na cidade, ampliando a divulgação dos trabalhos e compartilhando conhecimento.
Experiências sensoriais em Joinville
Um Jardim Sensorial está em construção e promete despertar diferentes experiências nos visitantes.
De acordo com a coordenadora do Jardim Botânico, o espaço foi projetado para proporcionar sensações diversas, por meio de estímulos visuais e táteis, promovidos por materiais e estruturas utilizadas na construção.
Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univille são os responsáveis pelo projeto, e os recursos para construção foram captados via editais, com apoio da Botanic Gardens Conservation International (BGCI), uma organização não-governamental que promove a biologia da conservação e educação ambiental. A ong tem sede em Londres e atua em conjunto com 800 jardins botânicos de 120 países.
Para fortalecer ações em rede, a troca de experiências e garantir auxílios financeiros para o desenvolvimento das novas atividades, o Jardim Botânico da Univille integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) e a Aliança Brasileira de Jardins Botânicos (ABJB), criada em 2021, e reúne oito jardins botânicos brasileiros.