Joinville recebe evento sobre Indicação Geográfica e produtos tradicionais

Começa na quarta-feira, 9, o VI Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e a  V Mostra de Produtos Tradicionais. Os eventos serão realizados na Univille (Universidade da Região de Joinville) e têm apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
 

IV Workshop de Indicação Geográfica, em 2016. Foto: divulgação

 
O Workshop Catarinense de Indicação Geográfica tem como objetivo geral discutir, aprofundar e disseminar a indicação geográfica (IG) a partir de uma visão multidisciplinar e desenvolvimentista, como instrumento jurídico de valorização e distinção de produtos, geração de renda, preservação do patrimônio cultural, de desenvolvimento regional multifacetado, organização da produção e criação de valor agregado.
Os eventos oferecem espaço para diálogo e troca de experiências a partir da apresentação de trabalhos científicos e a possibilidade de capacitações específicas por meio de oficinas. “Espera-se oportunizar o desenvolvimento e aprimoramento das discussões e ações relevantes da comunidade de CT&I brasileira no tema, a união de esforços entre os mais diversos órgãos e entidades que trabalham com o tema no estado de Santa Catarina e em todo o Brasil”, explica a coordenadora do evento, Marcia Luciane Lange Silveira.
A otimização da captação de recursos para viabilizar projetos de Indicações Geográficas e a sensibilização sobre a importância das IGs para promover o desenvolvimento regional são o foco de debates e palestras que acontecerão até o dia 11. Entre os temas que devem ser abordados estão a inclusão produtiva como instrumento de inserção social e afirmação de identidade, o processo de construção do dossiê histórico nas Indicações Geográficas, rastreabilidade nas indicações geográficas e políticas públicas para produtos tradicionais. A programação completa pode ser consultada neste link.
A quinta edição da mostra de produtos tradicionais proporcionará aos participantes conhecer produtores e produtos tradicionais do estado e será canal para ouvir produtores e suas demandas, de modo a debatê-las no âmbito das palestras do workshop e das apresentações de trabalhos.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support