O Teatro Juarez Machado, de Joinville, receberá nos dias 15 e 16 de fevereiro o RedeArq, Encontro Nacional de Museus de Arqueologia. Com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), o evento faz parte dos eventos científicos de comemoração aos 45 anos do MASJ (Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville). A submissão de trabalhos científicos pode ser feita até o dia 13 de fevereiro, e as inscrições para participar do encontro vão até o dia 15 pelo site: www.redearq.com.br/inscricao.

A proposta do RedeArq é ampliar o diálogo e  refletir sobre a gestão, a pesquisa e a difusão do patrimônio arqueológico em instituições museológicas. “As instituições de guarda do patrimônio arqueológico têm missões semelhantes, especialmente a preservação da nossa história por meio dos bens culturais tombados. Porém, dependendo do vínculo institucional, se for universitário, municipal, estadual, federal ou privado, os focos de atuação são diferentes, principalmente os recursos e estrutura. Independentemente disso, a missão na formação cultural do cidadão é crucial e precisamos discutir mais e trocar vivências, compartilhamento responsabilidades com toda a sociedade”, pontua a pesquisadora Roberta Miranda da Veiga, coordenadora do evento.
O evento pretende reunir representantes de museus de diversos estados, com o objetivo de ampliar o diálogo na formação de uma rede nacional e de redes regionais. A conferência de abertura terá como tema a Musealização do Patrimônio Arqueológico no Brasil com a museóloga e diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (Universidade de São Paulo), Maria Cristina Bruno. Além da conferência, o RedeArq terá uma sessão de comunicação sobre gestão e rotina de museus, e mesas-redondas sobre o papel do arqueólogo, educação patrimonial e salvaguarda de acervos. Atualmente, há mais de 100 museus de arqueologia no Brasil, sendo 18 na Região Sul, além de instituições de guarda de acervo arqueológico.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC