Inaugurações da Rede Catarinense de Laboratórios de Robótica Avançada, fomentada pela Fapesc, têm datas alteradas

As cerimônias acontecerão nos dias 19 de fevereiro, em Joinville, 2 e 3 de março, respectivamente em Florianópolis e Blumenau. (Foto: Arquivo Fapesc)

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) informa que o cronograma de inauguração da Rede Catarinense de Laboratórios de Robótica Avançada (RCRobótica) foi modificado.

As cerimônias, que ocorreriam em fevereiro em três cidades, tiveram duas datas remarcadas. O evento de Joinville está mantido para o dia 19 de fevereiro, às 10h. Já as inaugurações em Florianópolis e Blumenau passam a ocorrer, respectivamente, nos dias 2 de março e 3 de março.

Confira o novo cronograma:

•            Joinville – 19 de fevereiro

•            Florianópolis – 2 de março

•            Blumenau – 3 de março

A RCRobótica integra uma estrutura voltada à pesquisa avançada e multidisciplinar em robótica industrial e móvel, com laboratórios distribuídos em diferentes regiões do Estado.

A rede foi implantada no âmbito do Programa Multilab SC, com apoio da Fapesc, e tem como objetivo estabelecer e consolidar uma estrutura integrada de laboratórios de robótica avançada, com especializações complementares.

Cada unidade dispõe de infraestrutura adequada para a instalação de robôs industriais e móveis, áreas de prototipagem mecânica e eletrônica, bancadas de instrumentação e sistemas computacionais de alto desempenho. Os espaços são destinados ao uso compartilhado por pesquisadores, estudantes e profissionais, atendendo projetos de ensino, pesquisa, inovação e cooperação com empresas, em áreas como Robótica, Mecanismos, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Sistemas Embarcados e Agro 4.0.

Sobre o MultiLab SC

Os laboratórios integram o Programa MultiLab SC, que, por meio do Edital 15/2023, selecionou projetos voltados ao uso compartilhado de espaços laboratoriais nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde e Engenharias. As iniciativas estão alinhadas a temas estratégicos definidos pelo Governo do Estado, como Saúde Única (One Health), Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos.

Com investimento total de R$ 111 milhões, o edital contemplou 50 projetos de 19 instituições de ensino superior distribuídas por todas as regiões catarinenses, incluindo cidades como Blumenau, Brusque, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Mafra e São Miguel do Oeste. Os recursos serão aplicados na modernização da infraestrutura laboratorial, aquisição de equipamentos e fomento à pesquisa científica de ponta em Santa Catarina.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / gizely.campos@fapesc.sc.gov.br

Telefone: (47) 99104-6738