Dois artigos científicos produzidos por pesquisadores da Unisul foram publicados em periódicos com alto fator de impacto e estrato A1 Capes Qualis. Esse sistema é usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação. Os estudos foram desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens) e tratam da educação ambiental nas universidades comunitárias e mobilidade urbana.
Estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito dos projetos de pesquisa que reúnem as universidades de Cambridge, no Reino Unido, e a Unisul.
– Links 2015: ligações entre o consumo de energia, alimentos e água no Brasil, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas
– Bridge; construindo resiliência numa economia global dinâmica; complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil
Ambos os projetos contam com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK). No Brasil os projetos são coordenados pelo Grupo de Pesquisa GREENS, liderado pelos professores Baltazar D´Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco.
O Greens reúne cerca de 20 pesquisadores, do Brasil, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos da América, das seguintes Universidades: Unisul, UFSC, Universidade de Cambridge (Reino Unido), Universidade de Manitoba (Canadá) Universidade de Liverpool (Reino Unido) e tem como linhas de pesquisa: Mudanças climáticas e desenvolvimento Sustentável, o nexos entre água-alimentos e energia, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis.
O Artigo intitulado: A proposal of a Balanced Scorecard for an environmental education program at universities, da autoria dos pesquisadores José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, Jéssica Garcia, Mauricio de Andrade Lima, Samuel Borges Barbosa, Mauri Luiz Heerdt e Issa Ibrahim Berchin, foi publicado no Journal of Cleaner Production (2016), doi: 10.1016/j.jclepro.2016.11.179, da Editora Elsevier. Ele é resultado das pesquisas dedicadas à educação para a sustentabilidade e visa ser um contributo para ações e estratégias de Educação Ambiental nas Universidades Comunitárias.
Neste artigo pode-se ler: “By developing and implementing environmental concerns in its principles and infrastructure, universities are becoming increasingly active in promoting societal changes towards sustainable development. These environmental concerns are translated into comprehensive and transversal environmental education programs aimed at building capacities and promoting awareness not only for students but also to the surrounding communities”. Os autores destacam ainda: “The final report of the Rio + 20 Conference, “The Future We Want”, encourages the promotion of ESD, especially in universities, alleging that it can instigate skills and innovative solutions, developing and training students to be “bridging skills gaps for advancing national sustainable development objectives” (United Nations, 2012, p. 41)”.
O Segundo artigo foi publicado no Journal: Transportation Research Part A e intituala-se: Multi-criteria analysis model to evaluate transport systems: An application in Florianópolis, Brazil, doi: 10.1016/j.tra.2016.11.019, e tem como autores: Samuel Borges Barbosa, Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Elton Moura Nickel, Jorge Alcides Cruz, Fernando Antônio Forcellini, Jéssica Garcia e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.
Neste artigo pode-se ler: “Urban mobility via public transport is currently one of the major challenges facing policymakers and residents. The increasing demand for transport, the growing number of vehicles on the road, and the improvement of road infrastructure in large cities are some of the trends that need to be addressed by government agencies and society as a whole. Public transport services should play an important role, providing high quality services for users, being more attractive to potential users, and providing an efficient use of urban space”.
Fonte: Unisul Hoje