O trabalho da COEPAD (Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência) foi citado como modelo do Programa Economia Verde e Solidária, operacionalizado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e SDS (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável). “A gente acompanha os marcos do programa em todo país e talvez este seja o mais bonito que eu tenha visto”, afirmou Joaquim Cordeiro, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Este banco do governo federal entrou com 50% dos RS$20 milhões investidos no programa em Santa Catarina; a outra metade veio do governo estadual.
Representantes do BNDES, COEPAD, SDS e FAPESC inauguram nova oficina para reciclagem de papel e outros materiais.
Representando o governador Raimundo Colombo, o presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, assinou no dia 15 de setembro um termo aditivo que viabiliza novos recursos para a COEPAD. A entidade vai ampliar ainda mais sua capacidade de produção – cerca de 50 produtos, de sacolas retornáveis a blocos e cartões de papel artesanal.
Junto a 41 associações, ela foi selecionada por uma chamada pública, e recebeu cerca de R$265 mil reais para reformas, equipamentos e material de consumo, segundo Maria Carolina Ghizzo de Sá Knabben, Coordenadora do Programa Economia Verde e Solidária da FAPESC. “Com isso também aperfeiçoamos as condições de trabalho dos cooperados, sem eles não se faz nada”, salienta o presidente da COEPAD, Aldo Brito.
A diretora administrativa Silvana Zimmermann (também voluntária) explica que o novo repasse da FAPESC, pouco mais de R$ 34 mil, permitirá a compra de cadeiras, impressoras e outras tantas coisas que se juntarão ás guilhotinas, mesas, maquinário e mesmo ao veículo utilitário adquirido com a verba original, em 2013. “Foi uma grata surpresa”, salientou. O aditivo se deve ao sucesso da COEPAD, que também recebeu consultoria do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina). “A gente a considera como uma das melhores”, acrescentou Luis Antônio de Freitas, coordenador do programa na SDS.
O secretário-adjunto Marco Aurélio Dutra esteve na cooperativa, junto às demais autoridades, para inaugurar nova oficina, nomeada em homenagem aLuiz Henrique Penedo que exerceu suas atividades como cooperado desde a fundação da entidade em 1999. O evento ocorreu terça-feira (15), em Florianópolis.
Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, fones (48) 3665 4812 e 84 18 11 80.